Câmara é referência para Legislativo de Farroupilha

por Assessoria de Imprensa publicado 16/01/2018 09h10, última modificação 16/01/2018 09h09
SAPL e Portal Modelo são ferramentas de informatização utilizadas pela Casa

O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), recebeu em seu gabinete na segunda-feira (15), o presidente do Legislativo de Farroupilha, vereador Thiago Brunet (PDT).

A reunião ocorreu para conhecer o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Portal Modelo, que já são utilizados pela Casa desde 2010. Mas, na oportunidade outras questões chamaram a atenção do representante, como a compilação das leis e o Parlabento implantado na Câmara no ano passado, bem como a participação da comunidade nesses encontros.

Segundo Brunet a intenção é implementar as ferramentas em Farroupilha. "O que despertou um interesse foi a economia que a plataforma pode gerar, a dinâmica que a ferramenta apresenta, além do processo de transparência nas informações contidas no site", ressaltou.

Para o presidente Scussel, é importante a troca de experiências. “Essa ferramenta auxilia bastante no funcionamento da Casa. E poder contribuir com as demais Câmaras, mostrando como utilizamos e quais os resultados que conseguimos alcançar, é fundamental para que todos cresçam”, acrescentou.

O SAPL é uma ferramenta que informatiza o processo legislativo. Já o Portal Modelo permite que a Casa crie seu próprio site na internet. Ambas as ferramentas são frutos de um convênio com o Senado Federal por meio do Programa Interlegis, sem custo algum para as câmaras que se beneficiam dos sistemas.

Estiveram presentes na reunião, o Técnico Em Processamento Dados da Casa, Rogério Giordani Frá, que forneceu detalhes sobre o funcionamento do sistema, e o diretor geral, Henrique Núncio.