Câmara vai encaminhar gravação de debate para a Secretaria de Cultura do Estado

por Assessoria de Imprensa publicado 20/06/2012 13h40, última modificação 13/11/2015 16h31
Diversas pessoas se reuniram para discutir o tombamento das Linhas Palmeiro e Pedro Salgado

Dezenas de moradores das Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, além de comunidades como o Barracão, estiveram reunidos no Plenário Fernando Ferrari da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves para discutir o tombamento das Linhas Palmeiro e Pedro Salgado.

O processo de tombamento, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), foi arquivado um dia antes do debate, o que não impediu a manifestação de diversas pessoas. O áudio do debate está disponível no site da Câmara, no link http://www.camarabento.rs.gov.br/sessao-on-line/ano-de-2012/junho/.

Antes do debate a Câmara recebeu um abaixo assinado com mais de 400 assinaturas de moradores de Bento Gonçalves, manifestando “discordância e indignação” em relação ao tombamento.

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves vai encaminhar uma cópia do abaixo assinado e a íntegra do debate, captado pela TV Câmara para a Secretaria de Cultura do Estado e o IPHAE.

Ações da Câmara

Com a informação do tombamento, a Comissão Técnica Permanente de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas, presidida pelo Vereador Gilmar Pessutto (PSDB), encaminhou uma Moção de Repúdio ao Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio de Assis Brasil e Silva e ao Diretor do Instituto do IPHAE, Eduardo Hann.

O Vereador Airton Luiz Minúsculi (PT), protocolou um requerimento para que fosse oficiada uma correspondência ao Secretário de Cultura do Estado para que o processo de tombamento fosse arquivado e para a realização de uma audiência pública e um debate com a comunidade.

Já o Presidente do Poder Legislativo bento-gonçalvense, Vereador Valdecir Rubbo (PDT), encaminhou um requerimento para que a Câmara intensificasse ações e providências em relação ao tombamento.

Todas as ações foram aprovadas na Sessão Ordinária do dia 18 de junho.