Gestão do lixo é debatida em audiência pública na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 17/06/2015 09h15, última modificação 13/11/2015 16h32
Encontro reuniu vereadores com representantes de recicladoras, da prefeitura e da empresa que coleta os resíduos na cidade

(Imprensa – 17/06/2015) – A Câmara Municipal de Bento Gonçalves recebeu, na tarde de terça-feira (16), representantes de associações de reciclagem, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da empresa responsável pelo coleta de resíduos no município, a RN Freitas, e de entidades ambientais, entre outros. Todos compareceram ao Plenário Fernando Ferrari para participar da audiência pública que discutiu a questão do lixo na cidade, convocada pela comissão de Meio Ambiente da Casa.

Na reunião, os recicladores reclamaram da redução do volume de lixo seco sendo encaminhado para reciclagem em suas associações, o que estaria ocorrendo devido à vinda de caminhões clandestinos para recolher os resíduos na cidade e à criação de três novos locais de reciclagem no município. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, afirmou que deve ser criada uma lei municipal que regulamente a questão, para evitar que pessoas de fora recolham o lixo da cidade de forma ilegal. Ele ainda disse que hoje Bento Gonçalves recicla 23% de seu lixo seco, ante pouco mais de 5% em 2009. Já o advogado André Costa Beber, que representou a RN Freitas na ocasião, sugeriu a criação de um pavilhão unificado de reciclagem no local de transbordo de lixo para atenuar o problema – ideia também defendida por Gilnei Rigotto, representante da Associação Ativista Ecológica.

A audiência também discutiu a atuação da RN Freitas na coleta de resíduos no município. Segundo os vereadores Moacir Camerini (PT), Neilene Lunelli (PT) e Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PT), os caminhões da empresa estariam misturando os lixos reciclável e orgânico no momento da coleta. Beber reconheceu o problema, mas afirmou que a responsabilidade de deixar o tipo de lixo certo no dia correto é da população, e que a empresa não pode recolher apenas parcialmente o lixo da cidade. O vereador Moacir Camerini ainda questionou o porquê da renovação do contrato do município com a empresa sem a realização de nova licitação, ao que o secretário de Meio Ambiente respondeu que, caso fosse feito o processo licitatório, o aumento nos custos da prefeitura com o serviço subiria em cerca de R$ 1 milhão ao mês, o que seria insustentável para a administração municipal no momento.

O encontro, que foi presidido pelo vereador Adriano Nunes (PPS), será reprisado na TV Câmara Bento, no canal 16 da NET, nestas quarta (17) e quinta-feira (18) a partir das 19h. A gravação da audiência também está disponível no canal do Youtube da TV do Legislativo municipal e pode ser assistida aqui.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!