Comissão de Agricultura, Pecuária e Vitivinicultura se reúne com feirantes

por Assessoria de Imprensa publicado 05/08/2013 17h05, última modificação 13/11/2015 16h32
Reunião ocorreu na sede do Sindicato Rural

(Comunicação Social - 05/08/2013) - Membros da Comissão Técnica Permanente de Agricultura, Pecuária e Vitivinicultura da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, estiveram reunidos com representantes da Associação dos Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB). A reunião ocorreu na Sede do Sindicato Rural de Bento Gonçalves, e além de representantes da APEB, participaram do encontro os Vereadores Enio De Paris (PP) e Paulo Cavalli "Paco" (PT), a Presidente do Sindicato Rural, Ines Faguerazzi, Secretário Municipal de Agricultura Thompson Didoné, representante da Emater, Maria de Lourdes Gasperin e o Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Dorval Brandelli.

Conforme a Comissão, o motivo do encontro foi buscar sugestões que pudessem ser adotadas pelo Poder Executivo referente a um novo local para a feira ecológica, bem como propor ações que auxiliem na recuperação das perdas registradas pelos produtores após a mudança de local.

Uma das possibilidades apontadas, foi a transferência do dia da semana em que ocorre a feira. "Acredito que dá para fazer um bom trabalho de divulgação e transferir a feira ecológica para o sábado juntamente com a feira livre", sugeriu João Sonza, Presidente da APEB.

Para o membro da Comissão de Agricultura, Vereador Paco (PT), a preocupação está na diferença de preços, pois o produto ecológico agrega mais valor que o produto convencional, e o parlamentar entende que é preciso buscar expandir o conhecimento à população do que é produto ecológico e convencional, para justificar a diferença de preços. O Parlamentar propõe ainda que o município busque a construção de um espaço para os produtores comercializarem seus produtos. "Sou a favor de um pavilhão à exemplo do Mercado Público de Porto Alegre" destacou o Vereador.

O Vereador Enio De Paris salientou que é importante ampliar a divulgação dos produtos que são comercializados em uma feira ecológica, não só nas ruas da cidade, mas em estabelecimentos comerciais, com apoio das universidades e escolas do município.

Outra proposta levantada na reunião partiu do Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Dorval Brandelli. Ele sugeriu que os feirantes a expansão das feiras nos bairros. "Temos que ter como base o velho ditado: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé, e é isso que sugiro aos produtores, pulverizar as feiras em locais específicos nos bairros da cidade", salienta Brandelli.

No dia 07 de agosto, três opções serão discutidas em assembleia geral com os feirantes convocada pela APEB, e depois serão levadas ao conhecimento do Prefeito Municipal.

As três opções são: transferir a feira de terça-feira para os sábados junto com a Feira Livre ou para a Casa do Artesão na Via Del Vino, ou ainda para a Praça Walter Galassi.