Enoturismo foi assunto da tribuna popular na sessão de segunda-feira(21)

por Assessoria de Imprensa publicado 23/11/2022 11h15, última modificação 23/11/2022 11h15
Diretora-executiva do SEGH Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, e o jornalista Felipe Machado falaram sobre o tema durante a sessão ordinária

Durante a sessão ordinária de segunda-feira(21), a Tribuna Popular foi ocupada pela diretora-executiva do SEHG Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato e também pelo jornalista Felipe Machado para falar sobre Enoturismo. A atividade é lembrada no mundo e no município no segundo domingo do mês de novembro.

Bento Gonçalves é considerada a cidade pioneira do enoturismo no Brasil. "São várias as iniciativas, temos a cooperativa aurora que nos lembra há muitos anos fazendo os passeios, a Fenavinho, a antiga Escola Agrotécnica Federal atual IFRS foi fundamental para que tivéssemos o estudo das uvas, a Embrapa dedicada ao fomento da agricultura voltada a produção de uvas e elaboração de vinhos, surgindo inúmeras vinícolas foram os estímulos que tivemos para que pudéssemos nos tornar essa referência. Então desde a década de 60/70 se abriu um caminho e a gente vem desfrutando dessa oferta e posicionamento ao longo dos anos" pontuou Márcia Ferronato.

Márcia destacou a união do setor, do apoio do Poder Público para ações que valorizam o enoturismo. "De cada 10 empregos, um é o turismo que gera, por isso é importante estar sempre apoiando. O Enoturismo não é uma carreira solo, é feita de muitas mãos", destacou.

O Jornalista Felipe Machado que apresenta o programa radiofônico sobre enoturismo exibido na Rádio Difusora, e acompanha o setor há mais de 15 anos falou sobre os desafios e sugestões. "Há desafios nessa caminhada, primeiro temos que cumprimentar a todos os empreendedores que fazem acontecer o nosso enoturismo. E entre os desafios que enxergo, singela opinião de quem acompanha o setor há mais de 15 anos, é a comunicação. Quantas vezes nós ficamos sabendo de um evento ligado ao enoturismo, somente após acontecer" enfatizou Felipe Machado.

O jornalista mencionou a importância de se debater o Fundo Municipal de Turismo, e sugeriu aos parlamentares a criação de uma legislação para incentivar os empreendimentos de enoturismo com divulgação local.

Acompanhe na íntegra aqui.