Formada primeira turma da Guarda Civil Municipal

por Assessoria de Imprensa publicado 29/07/2019 11h51, última modificação 29/07/2019 11h51
A Câmara Municipal esteve presente na solenidade de formatura ocorreu no sábado dia (27), com a presença de autoridades e da comunidade

No sábado dia (27), ocorreu a formatura da primeira turma da Guarda Civil Municipal. Nesta semana, os 18 agentes, iniciam nas ruas o estágio operacional de 30 a 45 dias. A Câmara Municipal esteve representada pelo seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto (PP).

Uma das principais bandeiras da Administração Municipal, contou com a fundamental participação da Câmara Municipal de Bento Gonçalves neste processo. Foram diversas as discussões em plenário e também em audiências públicas realizadas por meio da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal, presidida pelo vereador Eduardo Virissimo (PP) em 2017, que teve como membro efetivo o vereador Idasir dos Santos (MDB) e como relator o vereador Rafael Pasqualotto (PP). O relatório foi encaminhado ao Poder Executivo, contribuindo na elaboração do PLO nº 50/2019 que aprovado pelos vereadores da Casa, resultou na Lei Municipal nº 6370/2018, que criou a Guarda Civil Municipal.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro Município, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. Às 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e agentes de segurança de outras instituições. Entre as abordagens da formação estão condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências, abordagens e aulas práticas de tiro.

"Temos certeza que estamos entregando ao Município um grupo qualificado e preparado para atuar junto à comunidade. A formação foi realizada com a melhor equipe técnica que se pode oferecer", salienta o coordenador do curso e comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT- Capitão Rogério Schuh dos Santos.

O curso de formação iniciou no mês de março e os encontros foram realizados na sede do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

Durante a solenidade, o futuro secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza salientou, "hoje é dia de saudação, dia de comemoração, pois a cidade de Bento Gonçalves ganha um grande reforço. Reforço esse buscado e custeado pela Prefeitura, objetivando apresentar a sua comunidade uma alternativa de apoio à segurança local, auxiliando o Estado do Rio Grande do Sul".

"A responsabilidade desses 18 agentes é muito grande, mas nós como sociedade também temos a missão de apoiar cada um deles. Eu tenho a certeza que a Guarda Civil de Bento Gonçalves renderá bons frutos", ressaltou o ex-secretário de Segurança, tenente-coronel, José Paulo Marinho.

Representando os formandos, o agente Cleber Meotti afirmou, "nossa missão é estar junto à comunidade, auxiliando-a no que for preciso, dentro de nossas competências. Nosso papel não é apenas autuar ou prender bandidos, como muitos falam, mas garantir o bem-estar social, juntamente com outros órgãos competentes. Devemos sempre lembrar que vidas estarão em nossas mãos todos os dias, e que a nossa própria vida estará em risco constantemente. Nossa missão é guardar, é cuidar, é proteger a vida, a nossa, da nossa instituição, das nossas famílias, da nossa comunidade".

O Presidente da Câmara, vereador Pasqualotto, enalteceu o trabalho do poder público, para que a população pudesse contar com mais segurança. " O Poder Legislativo também é apoiador de ações que garantam mais segurança aos munícipes, prova disso, foi o intenso debate e aprovação em plenário da Criação da Guarda Civil, que hoje está preparada para atuar pela proteção, ordem e segurança dos moradores de Bento." pontuou o presidente do Legislativo.

Na ocasião foram homenageadas autoridades que prestaram auxílio e apoio na formação da primeira Guarda Civil Municipal.  "Este é um momento muito especial para Bento Gonçalves, que começa a contar a partir de agora não somente com a sua primeira turma de guardas civis municipais, mas também com 18 homens e mulheres que estão dispostos a nos auxiliar no processo de segurança pública. Processo esse muito pensado, muito trabalhado e com a parceria da Brigada Militar formado a partir de conceitos que garantem um trabalho unido e ladeado em prol da nossa comunidade", enfatizou o prefeito Guilherme Pasin.

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Aido José Bertuol, representando o secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, tenente-Coronel Otávio Polita Filho, chefe da Divisão de Ensino e Treinamento da Secretaria de Estado, delegada Ana Rita Loss,  representando o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra e o Comando da Brigada Militar, major Márcio Leandro Silva da Silva, capitão Diego Caetano de Souza, tenente-coronel José Paulo Iahnke Marinho, coordenador do curso da Guarda Civil e Comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT- Capitão Rogério Schuh dos Santos, comandante do 6º Batalhão de Comunicações Nelson Marinho de Bastos Júnior, superintendente da Policia Rodoviária Federal Rômulo Gomes, comandante do 3º BPAT Capitã Helena Santana, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves Capitão, Márcio Batista, vereadores Anderson Zanella (PSD), Edson Biasi (PP), Sidinei da Silva (PPS), Volnei Christofoli (PP), Neri Mazzochin (PP), Jocelito Tonietto (PDT), secretários, presidentes e representantes de entidades.