Frente Parlamentar é reativada na Câmara e segue trabalhando na transformação do Lago Fasolo

por Assessoria de Imprensa publicado 17/01/2024 21h35, última modificação 17/01/2024 21h37
Vereadores unem forças para superar desafios e criar uma área de lazer e convivência para a comunidade

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo, criada há três anos, vem desempenhando um papel fundamental na busca por soluções para a despoluição do Lago e seu entorno, bem como na promoção de iniciativas para garantir a utilização social da área. Com uma trajetória iniciada em 2021, a Frente tem como principal objetivo concretizar um projeto de despoluição, que inclui a canalização definitiva do esgotamento sanitário, e também busca discutir propostas para a transformação do local em um parque público, considerando a escassez de áreas de lazer no Município de Bento Gonçalves.

O protocolo do Requerimento de reabertura da Frente Parlamentar foi apresentado pelos Vereadores Agostinho Petroli (MDB), Gava (PDT), Duda Pompermayer (PP), Edson Biasi (PP), Dentinho (PSD) e Thiago Fabris (PP). Com o intuito de acompanhar e fiscalizar as obras em andamento, esses representantes eleitos comprometem-se a debater ideias e buscar ações efetivas que permitam o melhor aproveitamento do espaço pelo público local.

A importância do tema vai além da questão ambiental; está diretamente ligada ao futuro de Bento Gonçalves. A busca por soluções para os problemas ambientais do Lago Fasolo contribui não apenas para a preservação do ecossistema, mas também para projeções de saúde pública e para o desenvolvimento social da cidade nas próximas décadas.

Detalhes sobre a Obra: Bripaza e AEGEA/ Corsan em Ação

A etapa inicial da obra, conduzida pela empresa Bripaza, contratada pela AEGEA/ Corsan, representa um investimento significativo de R$ 1.676.237,89. O projeto será executado em diversas fases, começando pelo aterro. Em seguida, serão realizadas a construção da rede coletora e emissário, a montagem da elevatória, a instalação da estação de tratamento de esgoto e a parte elétrica.

Um ponto crucial da obra é a construção de uma estrada de 4 metros de largura, estendendo-se por aproximadamente 300 metros no lago. Essa etapa já possui licenciamento ambiental, demonstrando o compromisso com práticas sustentáveis.

A estação de tratamento de esgoto contará com quatro reservatórios de 20 mil litros cada, atendendo à coleta nas regiões leste e sul do lago. A conclusão da obra possibilitará a conexão de 104 residências ao sistema de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas.

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo reafirma seu compromisso com a transparência, acompanhamento e fiscalização das ações em andamento, visando não apenas a resolução dos problemas ambientais, mas também a promoção de um espaço que atenda aos anseios e necessidades da comunidade de Bento Gonçalves. A contribuição de todos é essencial para o sucesso desse projeto, que impactará positivamente a qualidade de vida e o futuro sustentável do município.