Jornalista e escritor Fabiano Mazzotti é homenageado com a Medalha Aristides Bertuol

por Assessoria de Imprensa publicado 27/10/2021 10h31, última modificação 27/10/2021 10h31
Distinção Honorífica foi outorgada em Sessão Solene na noite dessa terça-feira(26)

O Jornalista e escritor Fabiano Mazzotti foi homenageado pela Câmara Municipal, em sessão solene, na noite desta terça-feira(26), com a outorga da Medalha Aristides Bertuol, pelo resgate da história e da cultura de nossa cidade, através de seus diversos livros publicados, bem como a fim de reconhecer os relevantes serviços prestados. A distinção honorífica, foi idealizada pelo vereador Paulo Roberto Cavalli "Paco" e contou com a aprovação dos demais vereadores, ainda no ano de 2020.

Além dos vereadores, e secretários, a homenagem contou com a presença de amigos, familiares, colegas de imprensa e do empresário Carlos Bertuol, filho do saudoso e visionário empresário Aristides Bertuol, que inspirou a criação da distinção honorífica. Essa honrara é concedida a pessoas, entidades e empresas que tenham se destacado por suas ações em favor do município, e outras merecedoras do reconhecimento de Bento Gonçalves.

Mazzotti, foi reconhecido pela sua atuação a favor do resgate da memória histórico-cultural de Bento Gonçalves. Entre as obras que destacaram o município, está um de seus mais recentes projetos, o 130+1, no qual incentivou o envolvimento de estudantes para homenagear os 131 anos da Capital da Uva e do Vinho.

"Essa Casa Legislativa hoje presta uma justa homenagem ao escritor e amigo Fabiano Laércio Mazzotti. Com sete obras publicadas, é referência no desenvolvimento de livros de elevado significado coletivo e importância comunitária. Nessa noite homenageamos, um grandioso profissional que consegue unir fotografia e literatura e transformá-las em obras que nos enchem de orgulho" disse vereador Paco, autor da homenagem.

Representando o Poder Executivo, o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, também destacou a trajetória de Mazzotti como merecedora de importante honraria. "Eu sempre aprendo muito com o Fabiano, visto que como agente cultural ele se destaca por ter essa visão agregadora e de empreendedorismo dentro da cultura e principalmente de legado. São livros raros que contam a história do nosso povo, e da história de nossa cidade".

"Em 2016, lançamos o livro Aristides Bertuol, o piloto da carretera nº 4, e por essa oportunidade eu tive o contato com a Medalha, e eu segurei na mão a primeira Medalha Aristides Bertuol, que foi entregue à viúva do senhor Aristides, a dona Ermínia, se não me engano em 1983. E quando peguei aquela Medalha na mão, eu senti o peso dela porque eu conheci intimamente a história desse homem que tem o privilégio de ser a maior distinção honorífica da cidade Bento Gonçalves. E por ironia do destino, passados cinco anos de ter segurado o exemplar número um dessa Medalha, eu recebo a Medalha. Então eu fico muito feliz, com ego inflado, mas com pés no chão, acompanhado da humildade e estar aqui para dizer muito, muito obrigado. Estou feliz demais" disse Mazzotti.

"Em nome do Poder Legislativo, agradecemos a você Fabiano, por se dedicar a cultura e história do nosso povo, destacando também personalidades como o senhor Aristides Bertuol. São 7 obras que nos enche de orgulho. Parabéns." disse o vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Fabris.

Assista a Sessão Solene na íntegra aqui