Nota de pesar pelo falecimento do Padre Izidoro Bigolin

por Assessoria de Imprensa publicado 16/02/2022 09h15, última modificação 16/02/2022 09h14
Ao longo de 43 anos de vida sacerdotal, padre Izidoro Bigolin nos deixa um profundo testemunho de fé e serviço ao Povo de Deus

Foi com profundo pesar, que o Poder Legislativo de Bento Gonçalves, recebeu o comunicado da Diocese de Caxias do Sul, sobre o falecimento do padre Izidoro Bigolin, aos 69 anos, ex-pároco de Santo Antônio de Bento Gonçalves, ocorrido na noite desta terça-feira, (15) de fevereiro. Natural de Nova Roma do Sul, atualmente era pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul.

Padre Izidoro, iniciou seu ministério presbiteral como assistente dos seminaristas no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul (1979-1982); foi membro da equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves (1983-1989); realizou Curso de Especialização e Mestrado em Liturgia na Faculdade Assunção, em São Paulo (1990-1991), período em que auxiliou na Paróquia São Paulo Apóstolo – Jardim Zaira, em Mauá/SP. Em 1992 realizou o Curso de Espiritualidade Sacerdotal no Centro Internacional de Animação Missionária, em Roma. Foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão (1992-1996), período em que lecionou Liturgia no Seminário de Viamão, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e na (PUCRS), e atuou como coordenador diocesano e regional de liturgia.

Em 1996 foi nomeado coordenador da Equipe Sacerdotal da Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde permaneceu até 2014. Desempenhou a missão de Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul (2011-2016). Desde fevereiro de 2015 era o pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul.

A Câmara Municipal prestou homenagens ao ex-Pároco reconhecendo sua missão e seus relevantes serviços prestados ao município de Bento Gonçalves, em dois momentos. Em 2013, Padre Bigolin recebeu junto com o Jornalista Fabiano Mazzotti, a Portaria de Louvor e Agradecimento, pela publicação do livro "Amém - Igrejas e Capelas desta Terra" que resgatou a história religiosa de capelas e igrejas de Bento Gonçalves. Em 2015, foi novamente homenageado, com a Medalha Aristides Bertuol, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Bento Gonçalves.

Ao longo de 43 anos de vida sacerdotal, padre Izidoro nos deixa um profundo testemunho de fé e serviço ao Povo de Deus.

O velório ocorre na Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul, com Missa de corpo presente às 9h. Após, o corpo será transladado para a Capela Nossa Senhora do Carmo – Linha Castro Alves, em Nova Roma do Sul, onde será celebrada a Missa de Exéquias às 16h30min, e, logo após, o sepultamento acontece no cemitério da mesma comunidade.

Aos familiares, nossas condolências.

Informações e foto: Diocese de Caxias do Sul