Programa Fala Presidente aborda serviços do Cartório de Registro Civil

por Assessoria de Imprensa publicado 25/07/2019 12h20, última modificação 25/07/2019 12h22
A edição dessa quinta-feira (25), o Fala Presidente traz o oficial de registros civil Gerson Vivan, para falar sobre o Cartório da Cidadania

Na maioria das vezes, as pessoas desconhecem seus direitos, bem como os serviços que são oferecidos pelo Cartório de Registro Civil. A repartição pública pode ser chamada também, de Cartório da Cidadania, tendo em vista que em vários momentos da vida do cidadão, ele se direcionará a um Cartório de Registro Civil.

No programa Fala Presidente dessa quinta-feira (25), que vai ao ar pela TV Câmara Bento nas redes sociais da Câmara e também pelo Canal 16 da NET a partir das 19h, o Oficial de Registros, Gerson Vivan traz informações importantes e um panorama sobre os principais serviços disponíveis ao cidadão. "Cidadania é o direito a ter direitos. E o cartório de registros nada mais é, que serviços de registro civil das pessoas naturais, onde em algum momento elas precisarão, como por exemplo, registro de nascimento, casamento, óbito, filiação biológica, reconhecimento de filiação socioafetiva, onde é possível ter dois pais ou duas mães." pontuou Vivan.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto(PP) , chamou a atenção para os casos de pais ou mães que gostariam de reconhecer um filho que não é biológico. " Essa é oportunidade de levar as pessoas esta informação que fará a diferença em sua vida, muitos pais e mães, que não são biológicas, gostariam de reconhecer o filho que não é biológico, mas é do coração. Existe todo um processo, mas se atender os requisitos, isso é possível" observou o presidente do Legislativo.

Durante o programa, foram esclarecidos assuntos que fazem parte da vida e dos direitos do cidadão. Na oportunidade, também foram divulgadas informações referentes as inscrições para a realização do Casamento Comunitário. As inscrições estão abertas até dia 30 de agosto. A iniciativa da Câmara Municipal, tem o apoio do gabinete da Primeira-dama, secretaria municipal de assistência social, cartório de registro civil, e UCS - Universidade de Caxias do Sul.