Psicopedagoga apresenta projeto que oferece terapia para autistas com cães assistentes

por Assessoria de Imprensa publicado 07/03/2019 14h07, última modificação 07/03/2019 14h07
O trabalho que já vem ocorrendo há dois anos, foi apresentado durante audiência pública promovida pela Frente Parlamentar da Saúde, na Câmara Municipal, no último dia 26

No último dia 26 de fevereiro, a psicopedagoga Letícia Casonatto apresentou durante audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, o trabalho que desenvolve há 2 anos no município para portadores do Transtorno do Espectro Autista. A novidade está no treinamento de cães assistentes para desenvolver terapias.

Segundo a psicopedagoga, a proposta vem sendo estudada e já apresenta importantes resultados. "Os cães são treinados para auxiliarem no dia a dia de um autista. Estudos comprovam que as terapias com cães assistentes trazem um elemento motivador para aprendizagem, relacionamento, estimulam o diálogo e a afetividade dessas pessoas." explica Letícia.

Em Bento Gonçalves, já existe um cão sendo preparado para conviver com uma criança autista e praticar as intervenções. A psicopedagoga enfatiza porém, que, para o cão tornar-se apto para atuar em todos os ambientes que um autista conviver, se faz necessária a elaboração de uma lei que permita a entrada desses animais que estão em treinamento, em estabelecimentos públicos e privados como restaurantes, cinemas, comércio, etc. "O cão precisa saber como se comportar nesses ambientes no momento em que estiver acompanhando um autista, é por isso que é fundamental existir essa lei." concluiu.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Moacir Camerini, adiantou que já elabora esse projeto em conjunto com a clínica e voluntários desta causa, e que em breve estará tramitando na Casa.

Ainda durante a audiência pública, assuntos pertinentes a pasta da saúde do município foram debatidos pelos presentes. A população que se inscreveu pontuou suas demandas referentes ao atendimento, cirurgias eletivas, bem como de manutenção de equipamentos. Todos os assuntos, conforme o presidente da Frente, terão os encaminhamentos na busca de soluções.

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde foi criada pela Resolução nº 257/2019 com o objetivo principal de dar voz à população para que exponham seus casos e para que se possa cobrar dos responsáveis. A Frente é presidida pelo vereador Moacir Camerini (PDT), como relator o vereador Idasir dos Santos (MDB) e como membros os vereadores Agostinho Petrolli (MDB), Elvio de Lima (MDB), Jocelito Tonietto (PDT), Marcos Barbosa (PRB), Moisés Scussel (PSDB), Valdemir Marini (PTB).

Além dos vereadores, também esteve presente o representante do Conselho Municipal da Saúde, Luiz Ferreira.

A audiência pode ser conferida na íntegra pelo canal da TV Câmara no Youtube e facebook.

Confira a galeria de fotos aqui.