Vereadores aprovam compra de viatura para a Delegacia da Mulher

por Assessoria de Imprensa publicado 22/06/2022 17h40, última modificação 22/06/2022 17h40
A aquisição visa agilizar os trabalhos realizados pela DEAM e atende as reivindicações feitas pelos agentes de segurança à Casa Legislativa

Os vereadores aprovaram na tarde desta segunda-feira (20), por unanimidade de votos, o Projeto de Lei Ordinária – PLO 66/2022, de origem do Poder Executivo, que autoriza o repasse de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública – Consepro, para financiar a compra de uma viatura Renault Duster 1.6 2022/2023, zero km, com acessórios para caracterização como viatura ostensiva. A aquisição visa agilizar os trabalhos realizados pela Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves (Deam) e atende as reivindicações feitas pelos agentes de segurança à Casa Legislativa. 

O investimento se justifica em virtude da necessidade apresentada pelos agentes da Delegacia da Mulher nas atividades desenvolvidas pelo órgão policial, visando a melhor execução de investigação de delitos, apurando a autoria e materialidade de crimes que diariamente vitimam mulheres, idosos, crianças e adolescentes, bem como para melhor atender a população e participar das atividades preventivas. 

O vereador Thiago Fabris (PP) saudou o trabalho dos agentes. “Gostaria de parabenizar a delegada Deise, e toda a sua equipe da Deam, pelo trabalho realizado no combate a violência doméstica e a violência contra a mulher, principalmente nos trabalhos preventivos, para evitar que esse tipo de problema aconteça. E, também, parabenizar o Adriano De Bacco e a Janete, por esse trabalho voluntário junto ao Consepro, para buscar soluções e melhorias para todas as forças de segurança do município”. 

“Deise valeu a tua insistência, a tua luta, para conseguir esse veículo para ajudar vocês nas atividades correspondentes a delegacia que comanda. Precisa, muitas vezes, provar pelo trabalho que é merecedora e pela necessidade mesmo. Parabéns a toda equipe!”, enalteceu o vereador Agostinho Petroli (MDB). 

O vereador Davi Da Rold (PP) destacou a economia realizada pelos parlamentares que retorna em investimentos à população. “A aquisição desta viatura foi feita com a sobra de recurso da Câmara, que foi enviado para o Executivo. Ou seja, a economia de todos os vereadores, que foi de R$ 1,2 mi (hum milhão e duzentos mil reais), fez com que uma pequena parte deste recurso fosse para aquisição da viatura da Deam”. 

“Sempre que o município puder ajudar, temos que ajudar sim!”, afirmou o vereador José Antônio Gava (PDT) destacando as dificuldades enfrentadas diariamente pelos agentes de segurança no combate a criminalidade e a violência. “Ser policial Civil e Brigada Militar é um grande desafio. Faz um trabalho de investigação por meses, efetua a prisão, vem uma ligação e tem que soltar. A sociedade tem que se aproximar mais, porque nós aqui temos que ficar mais próximos da Polícia Civil e da Brigada Militar”. 

O vereador Edson Biasi (PP) também manifestou seu apoio a equipe e elogiou a atuação da Deam. “Deise, parabéns! Continue com esse trabalho maravilhoso.” 

O vereador Anderson Zanella (PP) também lembrou a vinda da delegada titular à Câmara Municipal para expor as necessidades da corporação e reivindicar a aquisição da viatura. “Mais uma vez o município cumpre o papel do estado. Esta Casa cumpre o seu papel de estar junto com a segurança pública, de estar junto com a educação, e tantas frentes, assim como o governo municipal. Parabéns delegada Deise pela condução do processo. Tenho certeza que a delegacia ficará muito bem atendida, e, parabéns para esta Casa pela economicidade que faz com que esse recurso chegue na ponta”. 

A votação foi acompanhada pela delegada titular da Deam, Deise Salton, e agentes das forças de segurança do município. A 68º Sessão Ordinária contou ainda com a presença do presidente do Consepro, Adriano De Bacco, e secretária da instituição, Janete Casagrande, de integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) e alunos do curso de Administração – integrado ao Ensino Médio – do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), acompanhados pela professora Janine Trevisan. 

Sobre a Deam 

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Bento Gonçalves (Deam), inicialmente, tinha a atribuição de investigar os delitos relacionados à violência doméstica e familiar, bem como sexual, praticados contra a mulher. A partir do ano de 2018, passou a atuar também em todos os delitos em que crianças e adolescentes de ambos os sexos foram vítimas. Atualmente, conta com mais de 800 procedimentos policiais em tramitação, além das mais de 100 verificações preliminares de informações, bem como com a remessa diária de medidas protetivas de urgência, o auxílio a vítimas de violência doméstica e familiar na busca de pertences pessoais, no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de mandados de prisão, na verificação de denúncia de maus tratos e outras violências a pessoas vulneráveis, no apoio prestado em operações policiais regionais e estaduais. 

Confira a votação do projeto no canal da TV Câmara Bento no YouTube.