Nível de transparência da Câmara Bento, é considerado elevado pelo Programa Nacional de Transparência Pública

por CPD publicado 16/11/2023 15h25, última modificação 16/11/2023 15h25
Os resultados da segunda edição do Programa Nacional de Transparência Pública apontaram que a Câmara Municipal de Bento Gonçalves possui índice elevado de transparência, com (78,32%).

O Programa Nacional de Transparência Pública desenvolvido pela ATRICON – Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, tem como objetivo promover ações voltadas à ampliação da transparência mediante a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública; do Desenvolvimento do Radar da Transparência Pública Nacional; e da Institucionalização de Mês da Transparência Pública Nacional.

Foram analisados 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outras entidades governamentais. Cada site teve entre 202 a 258 itens avaliados.

Os critérios de avaliação foram ampliados e incluem temas como Lei Geral de Proteção de Dados, Código Tributário Nacional e outras leis relevantes. Os resultados detalhados foram apresentados nesta semana no seminário “Transparência em Foco”, em Brasília. Os dados completos podem ser acessados no Radar da Transparência Pública.