Em Brasília, Câmara Bento participa de reunião sobre criação da Zona Franca da Uva e do Vinho

por Assessoria de Imprensa publicado 19/12/2019 11h34, última modificação 19/12/2019 11h34
A criação da zona franca da uva e do vinho foi debatida em reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, representada por seu presidente, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), pelo vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) e pelo coordenador Jurídico da Casa, Matheus Barbosa, estiveram em Brasília nesta quinta-feira (18), onde participaram de uma reunião com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina, para tratar sobre a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho.

A criação da zona franca da uva e do vinho visa a isenção de impostos para a venda de vinhos no varejo em 23 cidades da Serra Gaúcha que detém produção vitivinícola. A intenção do Projeto de Lei 1.378/2019, que tem como autor Deputado Federal Carlos Gomes(Republicanos-RS), e como relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Deputado Federal, Amaro Neto (Republicanos-RS), é estimular o desenvolvimento da vitivinicultura local e o enoturismo na região.

Além dos vereadores, participaram da reunião, o Prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, os deputados já mencionados, assessoria do deputado Afonso Hamm (Progressistas), presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, conselheiro do Instituto da Vinha e do Vinho, Aldemir Dadalt, e ainda, o Procurador- geral do Município, Sidgrei Spassini e subprocurador, Gustavo Schramm.

A tributação nos vinhos corresponde a 54% do valor do produto. "O setor vitivinícola é muito representativo social e economicamente. A atividade impacta na vida de mais de 25 mil famílias, que sobrevivem da uva e vinho no nosso Estado. Um dos argumentos apresentados a Ministra é que toda renúncia tributária por parte dos entes federados do setor será compensada com aumento no número de visitantes nos Municípios e de negócios. Estamos falando de economia girando, pois ganha toda a cadeia, o produtor, os hotéis, restaurantes, o nosso artesão que poderá vender seu produto", destacou o Prefeito.

Vinhos do Brasil

Em uma articulação do Instituto da Vinha e do Vinho, presidido pela sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt os vinhos do Brasil foram apresentados durante o evento de encerramento do ano do Ministério de Relações Exteriores. Autoridades nacionais, embaixadores internacionais no país e servidores de embaixadas brasileiras no Exterior participaram do evento.

No início de dezembro Bento Gonçalves foi sede para LV Cúpula do Mercosul, que reuniu os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, da Argentina, Mauricio Macri, do Paraguai, Mario Abdo Benitez e vice do Uruguai, Lucía Topolansky. Além de Ministros e embaixadores dos Estados Associados.

Crédito da foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura