Outorgada Portaria de Louvor e Agradecimento ao Movimento Negro Raízes

por Assessoria de Imprensa publicado 26/08/2021 11h09, última modificação 26/08/2021 11h09
A solenidade ocorreu nesta quarta-feira(25), e contou com a presença dos vereadores, secretários e convidados do Movimento

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, promoveu na noite dessa quarta-feira (25), uma Sessão Solene para homenagear o Movimento Negro Raízes, com outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento, pela sua dedicação, contribuição e relevantes serviços prestados ao Município de Bento Gonçalves.

O Projeto de Resolução nº 9/2020, que deu origem a homenagem foi proposto pelo vereador Eduardo Virissimo (Progressistas), no ano passado. Porém, em virtude da pandemia, a solenidade de outorga ficou para 2021.

A solenidade contou com a presença dos vereadores, secretários e convidados do Movimento Negro.

Em seu pronunciamento, o autor da homenagem que atualmente é Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, fez seu discurso representando também o Poder Executivo. Ele enalteceu que o Movimento foi instituído no município motivado por ações em prol da visibilidade Negra no contexto Cultural, Social e Religioso, e também na repressão de situações envolvendo preconceito e intolerância. “Eu sempre assisti os fatos do Movimento Raízes junto da comunidade, brigando por todas essas questões que eles conseguem intervir com tanto afinco, que é o cuidado com a inclusão, com o preconceito, intolerância religiosa e isso vai além do que é um movimento. O Movimento trata de inclusão, de educação, respeito e de cuidar das pessoas. E por isso considero de extrema relevância e com um impacto representativo significativo na comunidade local e regional, indicar a Portaria de Louvor e Agradecimento ao Movimento Negro, no sentido de ter consolidada sua força de representação e de transformação efetiva no município de Bento Gonçalves e região”, destacou Virissimo.

Marcus Flávio Dutra Ribeiro, coordenador do Movimento Negro Raízes, falou sobre a caminhada e lutas da entidade. “Por uma questão de tratativa de dor, que redundou nesta construção, pois quando a gente pensa a tratativa da questão negra a gente sempre se reporta a dor. Porque sim, nós infelizmente vivemos numa sociedade que é racista, que é preconceituosa e que é intolerante. E não vamos ter a vã hipocrisia de dizer que não é bem assim. Sim, é assim sim. E é por isso que, a história do movimento vem de um episódio de preconceito com a minha filha, e se estou onde estou, não é porque estou, é porque a minha filha me trouxe”, emocionou-se Ribeiro.

Solana Corrêa, também coordenadora do Movimento Negro Raízes, deixou sua mensagem a toda comunidade negra em especial às mulheres, através de uma poesia de Maya Angelou:

Ainda assim eu me levanto.

Você pode me inscrever na História

Com as mentiras amargas que contar,

Você pode me arrastar no pó

Mas ainda assim, como o pó, eu vou me levantar.

Minha elegância o perturba?

Por que você afunda no pesar?

Porque eu ando como se eu tivesse poços de petróleo

Jorrando em minha sala de estar.

Assim como lua e o sol,

Com a certeza das ondas do mar

Como se ergue a esperança

Ainda assim, vou me levantar

Você queria me ver abatida?

Cabeça baixa, olhar caído?

Ombros curvados com lágrimas

Com a alma a gritar enfraquecida?

Minha altivez o ofende?

Não leve isso tão a mal,

Porque eu rio como se eu tivesse

Minas de ouro no meu quintal.

Você pode me fuzilar com suas palavras,

E me cortar com o seu olhar

Você pode me matar com o seu ódio,

Mas assim, como o ar, eu vou me levantar

A minha sensualidade o aborrece?

E você, surpreso, se admira,

Ao me ver dançar como se tivesse,

Diamantes na altura da virilha?

Das chochas dessa História escandalosa

Eu me levanto

Acima de um passado que está enraizado na dor

Eu me levanto

Eu sou um oceano negro, vasto e irriquieto,

Indo e vindo contra as marés, eu me levanto.

Deixando para trás noites de terror e medo

Eu me levanto

Em uma madrugada que é maravilhosamente clara

Eu me levanto

Trazendo os dons que meus ancestrais deram,

Eu sou o sonho e as esperanças dos escravos.

Eu me levanto!”

E após a solenidade, o ex-vereador, Altair Fernandes, mais conhecido por Feijão Pagodeiro,  prestou sua homenagem cantando a música, "Não deixe o samba morrer", embalado pelo som de seu pandeiro.

A solenidade foi transmitida pela TV Câmara Bento, e pode ser acessada sem sua íntegra aqui.

Galeria de fotos aqui.