Alunos do Cecília Meireles acompanham Sessão Ordinária

por Assessoria de Imprensa publicado 29/06/2022 17h10, última modificação 30/06/2022 13h06
Cada estudante recebeu um exemplar da Cartilha Visite a Câmara, que tem como objetivo compartilhar os princípios básicos para o bom funcionamento do Poder Legislativo

Alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Instituto de Educação Estadual – IEE Cecília Meireles estiveram na Câmara Municipal de Bento Gonçalves na tarde desta segunda-feira (27), juntamente com as professoras Lisandra Bigolin e Morgana Remussi, para acompanhar a realização da 69º Sessão Ordinária e o trabalho realizado pelos vereadores. Os estudantes foram recebidos pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Idasir dos Santos (MDB). Cada estudante recebeu um exemplar da Cartilha Visite a Câmara, que tem como objetivo compartilhar os princípios básicos para o bom funcionamento do Poder Legislativo. 

A Cartilha traz importantes informações sobre a constituição dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). O funcionamento da “Casa do Povo”, explicando o que é o plenário, a mesa diretora e as bancadas. Quem são os líderes de bancadas e de Governo. O trabalho realizados pelas Comissões e as Frentes Parlamentares. A função desempenhada pelos vereadores, o Regimento Interno, a Lei Orgânica do Município e as Sessões. Na oportunidade, acompanharam a 69ª Sessão Ordinária, presidida pelo presidente em exercício, o vereador Idasir dos Santos (MDB), e o vice-presidente em exercício, Sidinei da Silva (PSDB), que atuou como 1º secretário fazendo a leitura dos pareceres dos projetos encaminhados à votação. 

O Grande Expediente, que também integra a Cartilha, foi conduzido pelo vereador Davi Da Rold (PP), na sequência cada líder de bancada inscrito fez uso da palavra na Tribuna. Além do que pode ser visto pelos estudantes, a Cartilha contempla informações sobre Ata, Lei, Sanção, Veto e Audiências Públicas. Finalizando com um glossário, com vocabulário utilizado na Câmara e um caça-palavras com temas que contribuem para melhorias em diversas áreas do município. 

Ainda durante a 69ª Sessão Ordinária, os alunos puderam apreciar 12 matérias que foram à votação. A pedido do vereador Anderson Zanella (PP), os Projetos de Lei Ordinária números 54, 55, 57, 59, 71 e 72 foram para discussão e votação em bloco. De origem do Poder Executivo, os textos solicitam a criação de cargos no Quadro de Cargos de Provimento Efetivo do Município de Bento Gonçalves, constante na Lei Complementar nº 76/2004. Todos os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos, tendo em vista a necessidade profissionais para melhor atender a população. 

Os estudantes ouviram os debates e os discursos, entendendo melhor o trabalho desenvolvido pelo parlamento, percebendo os diferentes ponto de vistas dos vereadores e a forma como expõem suas ideias e opiniões. Assim, eles finalizaram o passeio que iniciou com a visita a Prefeitura. Uma tarde para despertar o interesse dos jovens, que futuramente serão eleitores e poderão, inclusive, fazer parte do processo político atuando diretamente nas diferentes esferas políticas. 

Assista a 69º Sessão Ordinária no canal da TV Câmara Bento no YouTube.