Amélio Hennika é homenageado pela Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 17/12/2015 08h09, última modificação 17/12/2015 08h09
Poeta e trovador tradicionalista recebeu Portaria de Louvor e Agradecimento

O poeta e trovador tradicionalista Amélio Hennika foi homenageado pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento na noite desta quarta-feira (16), em Sessão Solene realizada no plenário da Casa.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito, Mário Gabardo, e o secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco de Souza, além de vereadores e representantes da comunidade tradicionalista bento-gonçalvense. Após receber a hontaria, Hennika, acompanhado pelo instrumentista Gaiteiro Mexicano, brindou o público presente com a declamação de uma trova repentista.

A homenagem consta na Resolução nº 165/2015, de autoria do vereador Valdemir Marini (PT) e subscrita por outros 15 parlamentares da Casa. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 19 de outubro deste ano.

Nascido em Encantado em 23 de abril de 1945, Amélio Hennika reside em Bento Gonçalves há 40 anos. Descendente de indígenas, é um dos trovadores que mais ganhou prêmios em concursos de trova e poesia na região serrana, no estado e também no país. Tem três livros publicados: Tradições do Rio GrandeCanto Xucro dos Livres e Vulto Vivo da História, além de ter participado do quinto volume da antologia Poeta, mostra a tua cara, do XVI Congresso Brasileiro de Poesia.

A gravação na íntegra da Sessão Solene está disponível no canal do Youtube da TV Câmara Bento.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!