Associação Nacional de Fibromiálgicos leva conscientização sobre a doença para a Câmara Municipal de Bento Gonçalves

por Assessoria de Imprensa publicado 09/05/2023 16h39, última modificação 09/05/2023 16h39
Tamires de Almeida Endrizzi, presidente da associação, fala sobre a fibromialgia e a importância do apoio da família e da sociedade no enfrentamento da doença

A presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas em Bento Gonçalves, Tamires de Almeida Endrizzi, teve a oportunidade de fazer uso da tribuna popular durante sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 2 de maio, a convite do vereador Rafael Dentinho (PSD).

O tema explanado por Tamires foi o mês de conscientização da fibromialgia, uma doença crônica e ainda pouco conhecida pela população em geral. Durante seu discurso, Tamires enfatizou a importância de conscientizar a sociedade sobre os sintomas da doença e a necessidade de buscar um diagnóstico precoce.

"Não é preguiça, não é estress, não é fingimento, não é uma doença única e não acomete só idosos", salientou Tamires explicando sobre a doença. A fibromialgia é uma síndrome que afeta não somente idosos, mas outras faixas etárias também são diagnosticadas. A doença afeta principalmente as mulheres, causando dores musculares e fadiga crônica. Além disso, a fibromialgia pode causar sintomas como ansiedade, depressão, distúrbios do sono e dificuldades de concentração. Por ser uma doença pouco conhecida, muitas vezes é difícil para os pacientes obterem um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Tamires também destacou a importância do apoio à família e da sociedade como um todo no enfrentamento da doença. Ela afirmou que a fibromialgia não é uma condição imaginária ou psicológica, mas sim uma síndrome real que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O vereador Rafael Dentinho agradeceu a presença de Tamires e destacou a importância de se discutir temas relacionados à saúde na Câmara Municipal.

A mesa diretora da Câmara também elogiou a iniciativa do vereador e a participação da presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas em Bento Gonçalves. Eles destacam a importância de se promover o diálogo e a troca de informações entre a sociedade civil e os representantes eleitos para discutir assuntos relevantes para a comunidade.