Câmara adere a campanha sobre o autismo

por Assessoria de Imprensa publicado 05/04/2017 09h43, última modificação 05/04/2017 09h43
Iniciativa visa conscientizar a população sobre o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves está iluminando sua fachada com a cor azul neste mês. O motivo é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em todo o mundo no dia 2 de abril desde 2007, quando a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O autismo é uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de vinte entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração étnica e social.

Em alusão à campanha internacional denominada "Light it Blue" ("Ilumine de Azul", em inglês), os refletores que iluminam a fachada do Palácio 11 de Outubro, sede do Poder Legislativo municipal, foram revestidos por uma película azul, conferindo, dessa forma, uma coloração do mesmo tom ao local durante todas as noites do mês de abril. A intenção é, por meio do uso da cor que simboliza o autismo, lembrar a comunidade sobre a importância de se conscientizar sobre esta condição que, de acordo com uma estimativa da Universidade de São Paulo (USP), afeta cerca de 2 milhões de brasileiros.