Câmara aprova contratação emergencial de profissionais para obras de manutenção urbana

por Assessoria de Imprensa publicado 30/03/2022 11h30, última modificação 30/03/2022 11h29

Durante a realização da 56º Sessão Ordinária, na tarde da segunda-feira (28), os vereadores aprovaram, por unanimidade de votos, o Projeto de lei 25/2022, que autoriza a contratação administrativa, temporária e emergencial de 50 profissionais. As vagas são destinadas para agentes de manutenção urbana e obras, com carga horária de 40 horas semanais.

O vereador Agostinho Petroli (MDB) solicitou que a Poder Executivo inclua as vagas no Plano de Cargos e Salários do Município, pois constam apenas as atribuições. “Eu votarei favorável a este projeto, porque a gente vê que a cidade necessita muito, principalmente, na limpeza urbana. A gente, que anda pelos bairros, por aí, tá realmente um caos. Mas, foi de bom senso a retirada e, agora, com as devidas explicações, embora eu ainda acho que deveria constar no Plano de Cargos, não consta este agente de manutenção urbana e obras”.

Respondendo ao questionamento do edil, o vereador Davi Da Rold (PP) afirmou que a equipe da Secretaria Municipal de Administração está trabalhando neste sentido. “Creio que não vai demorar e isso também vai ser uma solução para a questão de plano de carreira, reclassificação dos cargos, extinção de alguns cargos, denominação de outros, enfim, é um projeto bem interessante que nas próximas semanas estará subindo à Casa”.

“Acho que a solução é por aí mesmo, visto que as pessoas não estão se candidatando às vagas para trabalhar, porque muitas vezes nem os seus direitos são pagos. Então eu vejo que, desta maneira, poderemos dar a volta. Agora, com essa chuva, também, o mato vem e quando perde o controle recuperar não é fácil. Acredito que com essas contratações o município consiga dar a volta”, destacou o vereador José Antônio Gava (PDT).

O vereador Jocelito Leonardo Tonietto (PSDB) agradeceu a união dos colegas e ressaltou que “aqui ninguém patrola nada!”, explicando que sempre que houver uma situação de dúvida ou divergência haverá diálogo com o governo.

De acordo com o projeto, a contratação administrativa, temporária e emergencial se faz necessária uma vez que o Município tem intensificado mutirões em todos os bairros e distritos, inclusive em finais de semana, realizando manutenção e obras. Com o objetivo de agilizar o andamento dos serviços e garantir um melhor aos munícipes. Levando em consideração que é uma alternativa à terceirização, visto que o contratado temporariamente tem um custo inferior ao terceirizado, algo benéfico para a administração pública, que possibilita efetuar melhorias na infraestrutura municipal. Os contratos terão duração de dez meses e poderão ser prorrogados por uma vez por igual período, se necessário, e possuir impacto orçamentário e financeiro favorável.

Para saber mais confira o canal da TV Câmara Bento no Youtube.