Câmara Bento participa de reunião do Parlamento Regional

por Assessoria de Imprensa publicado 24/04/2019 10h55, última modificação 24/04/2019 11h00
Além de definir novo representante, integrantes do Parlamento debateram sobre saúde e reforçaram o convite para participação do Fórum de Infraestrutura que ocorre nessa sexta-feira(26) em Bento Gonçalves

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), participou na tarde dessa quarta-feira (23), da reunião do Parlamento Regional, que ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi no Legislativo de Caxias do Sul.

Entre os assuntos em pauta, o Parlamento Regional debateu sobre questões inerentes à área de saúde, na região, reforçou o convite para o Fórum de Infraestrutura que acontece em Bento Gonçalves na próxima sexta-feira (26), e definiu a vereadora Patrícia Camassola Tomé, que é parlamentar do município de São Marcos, como a nova coordenadora das atividades e resoluções do grupo de trabalho.

Além da Câmara de Bento Gonçalves, também participaram, Farroupilha, Nova Prata, Nova Roma do Sul, além do presidente e vereadores do Legislativo caxiense.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Casa Legislativa de Caxias do Sul, Flávio Cassina, que destacou a importância de unir esforços, por meio do Parlamento. Ele acredita que, em conjunto, é possível angariar recursos e soluções para as demandas da região. Conforme ele, são interesses comuns atualmente: área da saúde, implantação do trem regional e aeroporto, questões sobre destinação de resíduos e tratamento de água, entre outros.

Em relação às necessidades de saúde na região, houve pronunciamento de Gilberto Uebel, diretor de Planejamento do Hospital Pompéia de Caxias do Sul. Sua intenção foi apresentar as dificuldades que a instituição tem enfrentado pela falta de leitos.

Uebel afirmou que o Pompéia é referência no atendimento a 49 municípios da região, em alta complexidade. Também reivindicou que outra instituição fosse habilitada em traumato-ortopedia, para auxiliar nas demandas, garantindo custeio estadual e/ou municipal.

Conforme Uebel, o problema está no financiamento, definido pelo teto de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (MAC). Explicou que a região excede o número de procedimentos definidos pelo Ministério da Saúde. “Portanto, o município fica responsável pelo excedente, demanda que deveria ser atendida pelo governo federal”, observou. A solução, conforme o dirigente do Pompéia, seria mobilizar autoridades da região, para que o teto MAC Federal recebesse ampliação.

Sandra de Bortoli, assessora de planejamento do Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha, destacou que o principal problema é o financiamento. O hospital é referência na região, para procedimentos de média complexidade da traumato-ortopedia e passa pelas mesmas dificuldades que o Pompéia.

Segundo ela, é possível absorver a demanda do Hospital Pompéia, desde que haja incentivo financeiro para tal. Ela considera inviável realizar os atendimentos com o teto definido pelo Ministério da Saúde. “O prestador tem qualificação, está pronto pra taralhar. No entanto, ele precisa ser financiado”, ressaltou.

Na oportunidade, o presidente do Legislativo de Bento Gonçalves, reforçou o convite às Câmaras Municipais para se mobilizarem e participarem do Fórum de Infraestrutura marcado para às 14h dessa sexta-feira(26) no Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves. "Somente com união, trabalho e participação das mobilizações de lideranças escolhidas pela população junto aos órgãos públicos competentes, que podemos alcançar resultados. A economia, o desenvolvimento e vidas passam pelas rodovias que estarão em pauta, portanto faço um reforço e conclamo para que todos participem." ponderou o presidente vereador Rafael Pasqualotto.

O Fórum da Infraestrutura discutirá conclusões, duplicações e concessões de rodovias da Serra e do Vale do Calçado. Estarão na pauta, estradas como as BRs 448, 470 e 116, as RSs 453 e 122, além da Transaçoriana, que liga Capela de Santana, Nova Santa Rita e Portão com a Tabaí-Canoas.

Estarão presente neste debate o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Jamil Megid Junior, o diretor-geral do DNIT, Antônio Leite dos Santos Filho, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Sívori Sarti da Silva. O Fórum da Infraestrutura é promovido pelo CIC-BG, pela Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra), pelo CIC de Portão e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, da Câmara de Vereadores e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Fonte: Câmara Bento, com informações da Câmara Municipal de Caxias do Sul.