Câmara debate Saneamento Básico e Abastecimento de Água em audiência pública

por Assessoria de Imprensa publicado 28/07/2021 12h05, última modificação 28/07/2021 12h07
Reunião ocorreu na noite dessa terça-feira(27), com a presença de representantes da Corsan

Na noite dessa terça-feira(27), a Frente Parlamentar Saneamento Básico e Abastecimento de Água da Câmara, promoveu uma audiência pública com a presença do Poder Executivo e de representantes da autarquia responsável pelo Saneamento e Abastecimento de Água de Bento Gonçalves, a Corsan.

A reunião foi conduzida pelo vereador Duda Pompermayer (DEM), presidente da Frente Parlamentar. Segundo o vereador, os problemas quanto ao saneamento e falta de água são recorrentes na cidade e levantados com frequência pelos vereadores em plenário. Se percebe uma complexidade no contrato, bem como deficiências na fiscalização e na execução dos serviços. “Em 2020, ano de pandemia, foram inúmeras as ocorrências da falta d’água, e a gente acompanhou relatos da população através da imprensa. A Estação de Tratamento de Efluentes do Barracão, é outro assunto que muito se fala, se aguarda o funcionamento, já se inaugurou inúmeras vezes, mas não sabemos se de fato está em funcionamento” pontuou Pompermayer.

O vereador mencionou ainda, informações que encontrou junto ao noticiário divulgado pela imprensa local referente aos investimentos já realizados para construção e viabilização da ETE Barracão. “Segundo informações divulgadas pela imprensa local, em 2012 foram R$ 6 milhões para construção do ETE mais R$ 48 milhões para rede coletora e abastecimento, em 2018 mais R$ 9 milhões de recursos oriundos de programas previstos no PAC2, em 2019 mais R$ 3 milhões e ainda uma previsão de R$ 82 milhões em investimentos. E com todos esses recursos anunciados, ainda vemos problemas, então, é por isso que estamos aqui, para buscar entender o que está acontecendo, ponderou o presidente da Frente Parlamentar.

O Secretário-Geral de Governo, Henrique Nuncio, representou o Poder Executivo. Ele parabenizou a Casa por promover esse debate. “Esse debate é importante para construirmos soluções em conjunto. É sim dever do Executivo fiscalizar. O contrato com a Corsan e o município, é um tanto quanto complexo, e muitas vezes a população quando abre a torneira e não tem água, ela busca ajuda no Executivo, no Legislativo ou na Companhia, por isso é importante que esse debate aconteça em conjunto”, disse Nuncio.

O Superindente Regional da Corsan, Tiago Dallanhese, falou sobre a falta d’água. “passamos por uma estiagem, e foi preciso que a Corsan fizesse adequações. E a falta d’água, muitas vezes se fez necessária para efetuarmos as manutenções visando as melhorias. E essas ações precisam acontecer, e pra identificar os problemas precisa baixar a pressão de água na extensão da rede e por isso das frequentes falta d’água. A melhoria no sistema é importante e visa o aprimoramento no serviço de abastecimento de água”, explicou o superintendente.

O representante da Corsan comentou ainda, que a pandemia também afetou o quadro funcional da Corsan, seja por afastamento ou por óbitos. “Essa situação não é uma desculpa, é uma realidade, nós também perdemos colegas por conta da COVID-19”, disse Dallanhese.

Sobre o ETE do Barracão, o superintendente falou sobre os avanços que estão acontecendo. “Realmente iniciou em 2012. Tivemos que iniciar com a caixa de calçada na frente de cada usuário e puxando pra ETE. E a estação já está operando e estamos avançando, pois passou de uma ETE convencional para uma ETE semiautomatizada. Essa inovação tecnológica foi trazida pra Corsan. E até o momento foram aplicados mais de R$ 10 milhões, e a execução de estação de bombeamento foram mais de R$ 2 milhões. E todos os gastos mencionados pelo vereador tem a ver com a questão das redes, por meio do PAC2 que já foi realizado”, esclareceu o superintendente da Corsan.

Durante a audiência, outros assuntos foram pontuados pelos vereadores e membros da Frente Parlamentar. A população que não se fez presente teve a oportunidade de questionar via redes sociais.

A Frente Parlamentar entende que o debate foi importante, pois existia uma disparidade de informações, e nada melhor que esclarecer e saber como conduzir para que a população tenha a melhor prestação de serviços de saneamento e abastecimento de água.

Além do vereador Duda Pompermayer, integram a Frente Parlamentar, como relator o vereador Thiago Fabris (Progressistas), e como membros os vereadores Agostinho Petroli (MDB), Edson Biasi (Progressistas), Idasir dos Santos (MDB) e José Gava (PDT).

Assista a audiência pública na íntegra aqui.