Câmara homenageia tradicionalistas com a Medalha Mérito Farroupilha

por Assessoria de Imprensa publicado 02/10/2023 11h15, última modificação 02/10/2023 11h15
Antônio Carlos Menezes, Dilceo Maximino Barp e Flávio Dos Santos receberam a honraria por sua atuação relevante na preservação da tradição gaúcha

Em sessão solene realizada na sexta-feira, 29 de setembro, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves prestou homenagem a três tradicionalistas que dedicaram suas vidas à preservação e valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho no município. Os agraciados da noite foram Antônio Carlos Menezes, Dilceo Maximino Barp e Flávio Dos Santos, personalidades que desempenham um papel fundamental em enraizar a cultura gaúcha e a história do Rio Grande do Sul na comunidade local.

A iniciativa de homenagear esses destacados tradicionalistas partiu do vereador Ari Pelicioli (Cidadania), e foi aprovada pelos demais parlamentares. A Medalha do Mérito "Farroupilha" do Poder Legislativo de Bento Gonçalves tem como objetivo reconhecer e celebrar aqueles que se destacam na preservação e valorização da rica cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul.

Antônio Carlos Menezes, Dilceo Maximino Barp e Flávio Dos Santos são figuras icônicas na comunidade de Bento Gonçalves, conhecidos por seu comprometimento inabalável em cultivar e compartilham as tradições gaúchas. Seja por meio das danças tradicionais, dos hábitos, da culinária típica ou do modo de ser do gaúcho, essas homenageados têm desempenhado um papel fundamental em manter viva a rica herança cultural do estado.

A sessão solene de homenagem foi marcada por discursos emocionados e pela presença de amigos, familiares e tradicionalistas.

O vereador Ari Pelicioli destacou a importância da cultura tradicionalista para a identidade do município: "É uma honra reconhecer o trabalho incansável desses tradicionalistas que contribuíram significativamente para manter nossa cultura viva. Eles são verdadeiros guardiões das tradições gaúchas e merecem esta homenagem."

Assista a solenidade na íntegra aqui.