Câmara outorga honraria à Cooperativa Vinícola Aurora

por Assessoria de Imprensa publicado 22/08/2016 16h44, última modificação 22/08/2016 16h44
A homenagem consta na Resolução nº 174/2016, proposta pelo vereador Paulo Roberto Cavalli - Paco (PTB) e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa

A Cooperativa Vinícola Aurora foi homenageada pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com uma Portaria de Louvor e Agradecimento pelos seus 85 anos de fundação. A cerimônia ocorre na última quinta-feira (18), em Sessão Solene.

A homenagem consta na Resolução nº 174/2016, proposta pelo vereador Paulo Roberto Cavalli - Paco (PTB) e subscrita por todos os demais parlamentares da Casa. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 28 de março deste ano.

Estavam presentes à homenagem o excelentíssimo senhor Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves; o senhor Itacir Pozza e o senhor Hermínio Ficagna, presidente e diretor geral da Cooperativa Vinícola Aurora; além de secretários municipais e presidentes de diversas entidades representativas do município.

A história da Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no Sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura europeia não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo foi retomada. No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: Cooperativa Vinícola Aurora.

Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente. Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. Mais de 1,1 mil famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor — fornecendo toda a assistência necessária.

Ao todo, são produzidos atualmente 55 milhões de quilos de uvas por ano, que originam 42 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados, além de uma estocagem de 70 milhões de litros em uma área construída que chega a 110 mil metros quadrados. Uma cooperativa de sucesso com lucros que são divididos para todos os seus cooperados.