Câmara prestigia abertura da Estação Vindima

por Assessoria de Imprensa publicado 19/01/2019 11h45, última modificação 19/01/2019 11h45
A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (18) junto a Igreja de São Bento, protetor dos Vinhateiros

Nesta sexta-feira(18), junto a Igreja de São Bento, protetor dos Vinhateiros, foi realizada a abertura oficial da Estação Vindima. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho representando o Governador, Eduardo Leite.

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves esteve representada pelo seu presidente vereador Rafael Pasqualotto (PP) e pelos vereadores Anderson Zanella (PSD), Neri Mazzochin (PP), Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PTB), Sidinei da Silva (PPS) e Valdemir Marini (PTB).

De janeiro a março, os produtores celebram os parreirais carregados de uva com a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico da região: o vinho. É neste período que Bento Gonçalves recebe maior número de visitantes de todo o Brasil para vivenciarem as experiências da estação. "Nosso objetivo era o de unir distritos e rotas e trazer para cidade a tradicional festa que é realizada no interior. Por isso escolhemos este lugar, que representa o nosso orgulho de ser Capital do Vinho, que simboliza o trabalho e a fé dos nossos imigrantes. Que essa celebração represente a união das comunidades, e seja de alegria", destaca o secretário de Turismo Rodrigo Parisotto.

O Presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto também comemorou a chegada da Vindima. "É um período especial, quando falamos da Vindima estamos falando de uma estação de júbilo, de colheita, de vida", ressalta.

Em seu pronunciamento o prefeito Guilherme Pasin enfatizou “Bento Gonçalves inicia um período em que não só comemoramos a colheita, mas celebramos o resultado de um trabalho árduo, feito com o suor do nosso agricultor, um trabalho feito, também, com muita fé”.  

Representando o governador do Estado Eduardo Leite, Covatti Filho ressaltou a importância da agricultura. "Hoje visitei o interior e o trabalho realizado nas agroindústrias locais, estive aprendendo um pouco, a gente ouviu a história, conheceu a cultura, o trabalho que vocês fazem no dia a dia. Principalmente na Vitivinicultura, uma área que precisa de políticas voltadas aos agricultores, e é isso que estamos buscando. Parabéns e sucesso por mais esta Estação Vindima nesta cidade que no hino, na igreja, na vida de vocês a uva e o vinho permanecem", concluí.

Após as manifestações das autoridades, o padre Oberdan Cavazzola deu a benção às uvas e a safra. Ao som de corais locais e sob as videiras, que representam as estações da Via Sacra, foi realizada uma colheita simbólica, seguido de uma procissão até a Rua Coberta, conduzida por tratores e quadriciclos.

Na Rua Coberta a pisa das uvas foi realizada pelo prefeito Guilherme Pasin, Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Covatti Filho, a rainha do Vale dos Vinhedos Alessandra Vinhatti e as princesas Nadine da Veiga e Tamiris Cassineli e o Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

O evento teve continuidade com shows da banda Vocal Allegro, tenor Jatir Dequigiovani, e expositores que mostraram e comercializaram o melhor dos produtos da região.

A Estação Vindima também contou com a presença dos Secretários Municipais, empreendedores do setor, representantes das Rotas Turísticas, além dos presidentes das Associações de bairros, comunidade e turistas. Os corais da Fundação Casa das Artes, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra também contribuíram para enaltecer ainda mais o evento. Outra presença foi do Tastavin, símbolo da Fenavinho, comemorando a volta da Festa, que ocorre de 13 a 23 de junho.