Câmara prestigia inauguração do Centro Cultural 20 de Novembro

por Assessoria de Imprensa publicado 20/12/2019 08h56, última modificação 20/12/2019 08h56
Vereador Edson Biasi representou o Legislativo no evento

Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura inaugurou o Centro Cultural 20 de Novembro. O vereador Edson Biasi (Progressistas) esteve no evento representando a Câmara Municipal de Bento Gonçalves.

O espaço vem ao encontro da política descentralização da cultura do município, pois agrega, juntamente com o complexo cultural na Fundação Casa das Artes,  Casa do Artesão, a Praça CEU na Zona Norte, Museu do Imigrante e Rua Coberta, espaços culturais que possam promover e difundir ações artísticas em diferentes pontos do município.

O Centro conta com sala de convivência, reuniões, escritório e para oficinas culturais. Localizada na Rua Carlos Turconi, bairro Borgo, a obra no valor de R$ 243 mil contou com Emenda Parlamentar do então deputado Federal Covatti Filho.

Conforme a  presidente da Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Zilda Marques da Silva Núncio entre primeiras ações previstas para o Centro Cultural está a realização de uma reunião com as entidades da área para unificação de pleitos, também serão oferecidas Oficina de Capoeira e de Abayaomi, confecção de bonecas negra que traz alegria ou felicidade.  "É um sonho concretizado. Para a comunidade negra estamos vivenciando um momento histórico, e eu só tenho que agradecer. O Centro Cultural 20 de novembro representa a integração com a comunidade de Bento Gonçalves, caminhando lado a lado num mundo mais ameno em relação aos preconceitos que nos distanciam de nossa humanidade. Agradeço à Prefeitura, em nome do Prefeito Guilherme Pasin, ao deputado federal Covatti Filho, essa força-tarefa de ver essa edificação pronta e aberta às ações que vamos desenvolver em 2020", destaca.

Na ocasião foi assinada a cessão de uso do espaço para utilização pela Sociedade 20 de Novembro.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares celebrou o momento vivido pela cultura no Município. "Nos últimos anos sobre a visão e liderança do nosso Prefeito, Bento ganhou diversos equipamentos culturais que proporcionam a vida cultural da cidade. Hoje ganhamos mais um que chega para agregar os representantes da cultura negra do nosso Município. Que aqui, junto com a Sociedade 20 de novembro a gente possa desenvolver oficinas, palestras, encontros sendo um espaço de construção das políticas públicas. Proporcionando inúmeras possibilidades", disse.

Deputado responsável pela emenda para construção do espaçol, Covatti Filho, que atua como Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, não pode estar presente, sendo representado no ato solene, por Vilson Covatti, que já atuou como Deputado Federal e Estadual. "Agradecimento aos protagonistas da ideia, que levaram ao Deputado Covatti Filho este pleito. Espaço dedicado a cultura negra, um local aconchegante, localizado em um espaço privilegiado desta cidade. E isso, não seria possível se não tivesse a visão de um gestor que soube projetar o Município. Hoje a maior obra é Bento Gonçalves, cidade que foi sede do encontro do Mercosul. Você, Pasin, projetou a auto-estima deste povo com obras e qualidade de vida. E isso, que vivemos hoje é um exemplo do cuidado com o povo", destaca.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou o histórico da obra e a importância do espaço. "Uma luta de 20 anos da comunidade afro de Bento pela busca do seu espaço, não só fisíco, mas principalmente como ponto de cultura de nossa cidade. Está sendo incrível. E precisamos dentro da nossa gestão dois anos para materializarmos este espaço junto com o Deputado Covatti Filho. Que estas portas hoje abertas permaneçam daqui por diante enaltecendo essa cultura que tanto nos faz bem, base da colonização brasileira, e que faça que sejamos cada vez melhores, refletindo e avançando", disse.

Estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, Edson Biasi, Secretários Municipais, José Luiz de Deus Santiago, que auxiliou na captação do recurso e comunidade. A artista Sami Almeida realizou a apresentação artistica no final do ato solene.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura