Câmara prestigia inauguração do novo Centro Obstétrico

por Assessoria de Imprensa publicado 14/05/2018 10h17, última modificação 14/05/2018 10h17

O Hospital Tacchini inaugurou o seu novo Centro Obstétrico na sexta-feira (11). O espaço, é o único da Serra Gaúcha a integrar o programa Parto Adequado, criado pelo Ministério da Saúde. A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, esteve representada por seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), no evento.

O Tacchini faz parte do grupo de 127 instituições que aderiram ao projeto, que além de ter sido criado pelo Ministério da Saúde, é também conduzido no país pelo Hospital Albert Einstein, numa parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI). O Projeto tem por objetivo reduzir o número de cesarianas e de internações em UTI's Neonatais. Atualmente 80% dos partos realizados no hospital são cesárias e 20% normais. E a nível de Brasil, os dados são realizados uma média de 15% de partos adequados.

Para a médica coordenadora do Processo Materno Infantil, Liane Xavier Domingues, com a adesão do novo projeto, os profissionais passarão por qualificação, que irá melhorar a assistência ostétrica. "A ideia é tornar a assistência ao parto cada vez mais humanizada, garantindo a segurança para a mãe e para o bebê com adoção de protocolos baseados nas melhores evidências científicas", relata.

Já o presidente do Conselho Administrativo, Daniel Ferrari, afirma que estão trazendo para Bento uma estrutura moderna, um trabalho que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e as mães. “Queremos mudar a realidade que hoje tem 80% dos partos realizados através de cesarianas, enquanto em países mais desenvolvidos este índice chega a 15%", ressaltou.

O novo Centro Obstétrico deve iniciar a nova modalidade no dia 21, contando com uma estrutura composta por: 5 quartos PPP, sendo eles pré-parto, parto e pós-parto, com banheiro, iluminação natural e personalizada, com banheira; Sala de triagem; 2 Salas de Exames; Sala de Curativos; 2 Salas Cirúrgicas; Sala de Recuperação com dois leitos; Instalações para dois médicos permanentes.

Acesse a galeria de fotos aqui