Casa prestigia lançamento de cadastro vitícola

por Assessoria de Imprensa publicado 24/04/2017 15h05, última modificação 24/04/2017 15h24
Vereadores presenciaram a apresentação do relatório sobre o quadro atual da viticultura gaúcha na sede da Embrapa Uva e Vinho nesta segunda-feira (24)

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, representada por seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), prestigiou o lançamento do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul do período de 2013 a 2015, realizado na sede da Embrapa Uva e Vinho na manhã desta segunda-feira (24).

O documento, elaborado pela Embrapa em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com o apoio dos governos federal e estadual, é a principal fonte de informações sobre o quadro atual da viticultura gaúcha, apresentando dados e mapas sobre áreas de produção e variedades de uvas cultivadas. O levantamento aponta que o plantio da uva está presente em 27 microrregiões do estado, distribuído em 14.417 propriedades, sendo que 79,68% delas estão na Serra Gaúcha.

Também estiveram presentes no evento a senadora Ana Amélia Lemos (PP), o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o deputado estadual Elton Weber (PSB), o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, e o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, além do prefeito Guilherme Pasin e dos vereadores Eduardo Virissimo (PP), Rafael Pasqualotto (PP) e Volnei Christofoli (PP).

“Em todo o estado, existem produtores de uva, e o cadastro vitícola reflete o que está sendo demandado pelo mercado, podendo servir como um alerta para que os produtores e a indústria levarem em consideração os elementos de nossa viticultura que a diferenciam daquela praticada em outros países”, afirmou Ana Amélia Lemos, que integra a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.