Câmara retoma projeto “Vereador por um dia”

por Assessoria de Imprensa publicado 20/04/2017 11h50, última modificação 20/04/2017 11h50
Iniciativa propõe aos alunos a eleição de 17 representantes nas escolas públicas municipais para participarem de uma sessão simulada no plenário da Casa

Com a intenção de retomar o programa estudantil “Vereador por um dia”, instituído na Câmara Municipal de Bento Gonçalves pela Resolução nº 16/2009, o presidente do Poder Legislativo, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), reuniu-se com professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação na sede da Pasta na manhã desta quinta-feira (20).

O programa “Vereador por um dia” propõe aos alunos a eleição de 17 representantes nas escolas para participarem de uma sessão simulada no plenário da Câmara de Vereadores, na qual cada estudante eleito será auxiliado por um parlamentar da Casa. A previsão é de que a sessão ocorra na Semana do Município, em outubro deste ano. Em 2017, serão contemplados estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental matriculados em escolas municipais.

Um edital está sendo elaborado pelo Poder Legislativo para fornecer todas as informações necessárias às escolas que tiverem interesse em participar da iniciativa. As inscrições devem ser abertas em maio.

Para o presidente da Câmara, a intenção do projeto é oportunizar aos alunos a experiência cidadã de eleger um representante, aproximando, assim, os jovens da política. “É importante esclarecer aos alunos os princípios básicos para o bom funcionamento do Poder Legislativo, como a escolha de um representante, suas funções e responsabilidades”, explicou Scussel.

Para a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Ieda Luchese Gava, a atividade permitirá aos estudantes compreenderem a relevância do Poder Legislativo municipal para a comunidade. “Muitos se questionam sobre qual é a função de um vereador, e sabemos que ela não se resume à participação em sessões ordinárias para a votação de projetos. Por isso, é fundamental essa aproximação dos estudantes com a atividade parlamentar, pois isso permitirá que, desde jovens, eles entendam a importância e o impacto da política na vida das pessoas”, disse ela.