Câmara recebe Exposição dos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira

por Assessoria de Imprensa publicado 02/09/2014 15h11, última modificação 13/11/2015 16h31
Exposição ocorre de 15 à 18 de setembro

(Comunicação Social – 01/09/2014) – Na manhã desta terça-feira, 02, ocorreu no Gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, uma coletiva com a imprensa local, a fim de divulgar à comunidade a realização de uma Exposição alusiva aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira, bem como a confirmação da Sessão Solene que outorga Portaria de Louvor e Agradecimento ao 6º Batalhão de Comunicações e ao ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, senhor Francisco Pértile, durante a semana de exposição.

De 15 à 18 de setembro, no hall de entrada do Plenário Fernando Ferrari, o 6º Batalhão de Comunicações do Exército fará exposição à comunidade e visitantes, de equipamentos que revelam a história das comunicações desde a 2ª guerra mundial até os dias de hoje.

A Sessão Solene para outorga das Portarias de Louvor e Agradecimento está marcada para o dia 16 de setembro, às 19 horas no Plenário Fernando Ferrari.

O Presidente da Câmara Vereador Valdecir Rubbo (PDT) destacou que a escolha da data para a Sessão Solene tem um significado especial para os militares, “esta data foi escolhida justamente para valorizar ainda mais o 6º BCOM em especial ao Senhor Francisco Pértile, ex-combatente, sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, nosso pracinha que ainda está em nosso convívio. Assim como muitos soldados, Pértile deixou sua família e enfrentou o conflito, mesmo sem saber se voltariam vivos”, finalizou o Presidente da Câmara.

Para o Comandante do 6º BCOM Tenente-Coronel Alexander Eduardo Vicente Ferreira, a data escolhida valoriza a história da Força Expedicionária Brasileira, “o dia 16 de setembro, dia do batismo de fogo, assim denominado por nós militares, ocorreu com a chegada dos pracinhas em terras europeias, nos campos da Itália, há exatos 70 anos. Isso é memorável, precisa ser lembrado por nossa população e estudantes, e quando a Câmara traz a luz esse fato tão importante é um motivo de orgulho muito grande pra nós”, enfatizou o Comandante.

O Vereador Leopoldo Benatti “Raquete”, propositor da homenagem disse que a homenagem reflete um pedido da população, “essa homenagem não é uma ideia só do Raquete ou do Rubbo mas teve o apoio dos demais vereadores, que aprovaram, e acima de tudo, atende um pedido da comunidade bentogonçalvense que reconhece a importância que tem o Batalhão do Exército,” concluiu o parlamentar.

A exposição será aberta ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h.