Frente Parlamentar em Defesa do Lago da Fasolo celebra conquista após três anos de trabalho conjunto

por Assessoria de Imprensa publicado 21/09/2023 15h17, última modificação 21/09/2023 15h17

Após três anos de dedicação e colaboração contínua entre a Frente Parlamentar em Defesa do Lago da Fasolo e o Poder Executivo, a tão aguardada despoluição do Lago Fasolo atingiu um marco histórico segunda-feira, 18 de setembro. Foi com grande entusiasmo que a ordem de início para a execução das obras da rede coletora, elevação de esgoto bruto, linha de recalque e estação de tratamento no Lago Fasolo foi oficialmente assinada pelo prefeito municipal Diogo Siqueira. A previsão é que a obra tenha uma duração de cinco meses, marcando uma transformação significativa na região.

Com a conclusão da obra, 104 casas autorizaram a ligação de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas. A empresa Bripaza, contratada de forma emergencial pela AEGEA/Corsan, foi escolhida como executora de obras no local, com um investimento substancial de R$ 1.676.237,89 destinado a este importante projeto. A construção será realizada em várias etapas, incluindo aterro, rede coletora, emissário, montagem da elevatória, estação de tratamento de esgoto e parte elétrica. Além disso, será necessária a construção de uma estrada de 4 metros de largura e aproximadamente 300 metros no lago, etapa que já conta com licenciamento ambiental.

A estação de tratamento de esgoto será equipada com quatro reservatórios de 20 mil litros cada, atendendo à coleta leste e sul do lago. A previsão é que a obra tenha uma duração de cinco meses, marcando uma transformação significativa na região.

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago do Fasolo celebra essa conquista como um triunfo da colaboração e do comprometimento de todos os envolvidos na busca por um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade de Bento Gonçalves.

Integram a Frente, os vereadores: Agostinho Pertoli (MDB) – Presidente, José Gava (PDT) – Relator, e membros Thiago Fabris (PP), Edson Biasi (PP), Duda Pompermayer (PP) e Rafael Fanti "Dentinho" (PSD).