Ismael Pretto recebe homenagem na Câmara Bento

por Assessoria de Imprensa publicado 30/10/2019 15h35, última modificação 30/10/2019 15h55
Sessão Solene acontece nesta quinta (31) às 19h no Plenário Fernando Ferrari

Uma sessão solene a ser realizada às 19h desta quinta-feira (31) marcará a entrega da Portaria de Louvor e Agradecimento a Ismael Pretto. A proposição da homenagem é do vereador Jocelito Tonietto (PDT), através do Projeto de Resolução 11/2019.

De acordo com a justificativa apresentada por Tonietto, deve se destacar a conduta de Ismael Pretto que há oito anos se dispôs a doar sangue em uma campanha entre colegas, há 8 anos. Na ocasião, o Grupo de motociclistas 'Enrolando Cabo' organizou a campanha de doação e convidaram o Hemocentro para vir a Bento Gonçalves , quando colheram 1.200 doses para a doação. Na ocasião, a intenção era para Bruno Basso, de Bento Gonçalves.

As amostras do DNA foram para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro. Sete anos depois, o Sr. Ismael Pretto foi chamado para refazer os exames, pois havia uma pessoa compatível com a medula óssea dele precisando de transplante. Ele não teve dúvidas. Foi a Porto Alegre e refez os testes. Deu compatibilidade em 100% que beneficiaria uma menina de Curitiba que estava na fila do banco mundial de doadores. Então, marcaram o dia do procedimento. O transplante foi realizado em 2015, em Curitiba, no Paraná, onde a menina Isabelly vive.

Quatro anos depois, com o transplante considerado um sucesso,lsabelly recebeu alta e pode conhecer o doador .Existe um sigilo, regra de medicina de que somente após dois anos pode ser fornecido o contato.

Assim, os familiares de Isabelly vieram a Bento Gonçalves conhecer o doador. Este gesto emocionou muita gente, não só os familiares da pequena Isabelly e segundo Tonietto, a intenção desta homenagem é incentivar pessoas para que se disponibilizem a ir ao Hemocentro e doem os 4 ml de sangue necessários para o cadastro e, assim, tornar-se um provável doador, seguindo o nobre exemplo de Pretto.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal