Justiça restaurativa é pauta de visita à Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 12/01/2017 08h36, última modificação 12/01/2017 08h36
Representantes de núcleo que promove a prática no município foram recebidas pelo presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB)

Na tarde desta quarta-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), recebeu, em seu gabinete, a coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas de Bento Gonçalves, Cláudia Refatti Benato, e a psicóloga Amanda Dall'Agnol, que integra o projeto. No encontro, elas entregaram um relatório dos trabalhos realizados pelo núcleo no ano passado e apresentaram seu plano de atuação para 2017. As profissionais solicitaram também espaço para falar sobre o projeto no plenário, no que foram prontamente atendidas pelo presidente.

Segundo a coordenadora, os resultados alcançados em 2016 foram positivos, especialmente se comparados aos do ano anterior. Ela avaliou como um avanço a redução no número de encaminhamentos ao programa de atos infracionais cometidos por menores e de situações de conflito em geral. “Acreditamos que esse resultado se deve ao trabalho de prevenção feito pelo núcleo junto às escolas do município, onde toda a comunidade está envolvida com as atividades e encontros promovidos”, afirmou Benato.

A coordenadora destacou ainda que uma nova abordagem de trabalho deve ser adotada pelo programa em 2017. “Cursos profissionalizantes de corte e costura para adolescentes devem ser oferecidos por uma das centrais de práticas restaurativas. Também pretendemos retomar os trabalhos de ressocialização de detentos do Presídio Estadual de Bento Gonçalves”, destacou ela.

São parceiros do projeto a Prefeitura Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum de Bento Gonçalves, Consepro, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Bento Gonçalves.

O presidente do Poder Legislativo municipal aproveitou a ocasião para manifestar seu apoio ao programa de justiça restaurativa. “A Câmara está sempre disposta a apoiar iniciativas construtivas e inovadoras que gerem bons resultados na promoção da cultura da paz em nosso município”, afirmou Scussel.