Lago Fasolo: Frente Parlamentar comemora lançamento do edital de licitação para execução das obras para implantação da estação de tratamento de esgoto

por Assessoria de Imprensa publicado 09/03/2023 10h40, última modificação 09/03/2023 10h40
Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou edital para pregão eletrônico. As propostas deverão ser entregues até o dia 8 de maio

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago da Fasolo, comemorou mais uma conquista para os avanços para a despoluição do Lago Fasolo e sua revitalização como espaço de lazer: o edital de licitação para execução das obras para implantação da estação de tratamento de esgoto do lago, foi lançado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Conforme o edital, as empresas interessadas em realizar as obras da fase inicial do projeto de despoluição e saneamento do chamado Lago da Fasolo, no bairro Progresso, em Bento Gonçalves, terão dois meses para apresentar suas propostas.

O edital de licitação para a execução das obras da rede coletora, elevatório de esgoto bruto, linha de recalque e implantação da estação de tratamento de esgoto do lago foi lançado em fevereiro e as propostas deverão ser entregues até o dia 8 de maio. As obras, previstas para serem executadas em 12 meses, terão um custo de R$ 1.676.237,89, conforme o edital que pode ser acessado aqui.

A despoluição do lago é uma das etapas de uma esperada construção de um parque público no local.

Criada em 2021, a Frente Parlamentar em Defesa do Lago da Fasolo, é composta pelos vereadores Agostinho Petroli (MDB), que atua como Presidente; José Antônio Gava (PDT), Relator, e os Membros Edson Biasi; (PP) Eduardo Pompermayer (PP); e Rafael Luiz Fantin (PSD), o Dentinho e Thiago Fabris (PP). Os parlamentares atuaram incansavelmente para que as iniciativas saíssem do papel.

Os vereadores receberam com muito otimismo o lançamento do referido edital, já que demonstra progresso aos trabalhos que a Frente Parlamentar vem desenvolvendo e também reforçam o compromisso em seguir acompanhando o processo de licitação, bem como a obra.

Para o vereador e Presidente da Frente, Agostinho Petroli, a publicação do edital é uma grande vitória. “Temos agora o edital de licitação e também o cronograma de obra. É um avanço importantíssimo, depois de dois anos de muita insistência e trabalho com a Frente, inicialmente conhecendo o problema e, depois, buscando solução para a despoluição do local”. Petroli ainda lembra que isso demonstra que, por mais lento que sejam os passos, nunca desistiram da busca de soluções para a sociedade que representam.

Petroli encerra observando que a licitação abre uma oportunidade para que o Poder Público faça investimentos de tratamento e de saneamento. “Não é somente tratar o esgoto que hoje é despejado dentro do lago, mas também fazer um trabalho de saneamento”.

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo, está em seu terceiro de atuação em prol da causa.