Lançado o edital de modernização da iluminação pública

por Assessoria de Imprensa publicado 12/11/2019 15h35, última modificação 13/11/2019 16h11
O edital será disponibilizado no site da Prefeitura nos próximos dias. Os passos seguintes são a abertura das propostas das empresas interessadas, assinatura do contrato e implementação.

A Prefeitura de Bento Gonçalves assinou, na manhã desta terça-feira, 12, no Salão Nobre Municipal, o edital de chamamento público do projeto pioneiro de Parceria Público-Privada que irá proporcionar a modernização, gestão e expansão da rede de iluminação pública de Bento Gonçalves.

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves esteve representada pelo seu presidente vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) e pelos vereadores Neri Mazzochin (Progressistas), Edson Biasi (Progressistas), Sidinei da Silva (Cidadania).  "Não se trata apenas de um projeto para iluminação pública. Se trata de uma ação que irá gerar uma cadeia de eventos que vão impactar positivamente na economia, no comércio, na segurança e na qualidade de vida da população de Bento Gonçalves. É um marco histórico e, com certeza, esse case será modelo e receberá muitos prêmios", enalteceu o presidente durante a cerimônia.

O projeto compreenderá, em até 36 meses, a troca integral de 14.908 mil pontos de iluminação, a partir das substituição das luminárias tradicionais por lâmpadas de LED. A estimativa é a economia do consumo de energia em cerca de 50%.

A iniciativa foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin. "Este é um marco histórico para nossa cidade. É um projeto que traz melhorias para a comunidade, em muitos sentidos, e isso que buscamos no nosso dia-a-dia. Um projeto que irá transformar Bento em uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente".

Representando a CPD, João Vitor Domingues destacou o pioneirismo de Bento na parceria público-privada. "Hoje no país somente 14 contratos estão assinados e nenhum no Estado. Os desafios são grandes, mas Bento sai na frente. O próximo passo é incluir a cidade no roteiro de cidades luz, valorizando o aspecto empreendedor desta comunidade".

"Depois de um trabalho de muito conceito e qualidade, estamos autorizando hoje a abertura do edital para um projeto pioneiro que é a PPP da iluminação pública. Um projeto que ultrapassa o simples conceito de iluminação, mas beneficia a cidade e interior, é tecnologia, segurança, é assim que vamos fazendo não uma cidade de Governo, mas uma cidade de futuro", frisou o prefeito Guilherme Pasin.

Confira as etapas do processo até agora:

Estudo de viabilidade: 2016/2017/2018

Criação da Lei Municipal das PPP's (6286): 2016/2017