Legislativo participa de jantar de apresentação da Fenavinho

por Assessoria de Imprensa publicado 29/11/2018 10h25, última modificação 29/11/2018 10h24

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, representada pelo seu vice-presidente Eduardo Virissimo (PP), e pelos vereadores Anderson Zanella (PSD), Idasir dos Santos (MDB), Sidinei da Silva (PPS) e Volnei Christofoli (PP), participaram do jantar de apresentação do Comitê responsável pelo planejamento, programação e execução da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). O evento ocorreu na noite dessa quarta-feira (28), no Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) coordenará o comitê instituído pelo CIC-BG para cuidar dos preparativos da festa. Em sua apresentação, Bertolini adianta que quem visitar o evento, encontrará uma proposta de acolhida no melhor estilo das festas italianas, homenageando a herança cultural semeada pelos imigrantes que colonizaram a região. “O público terá contato com uma variedade de projetos que contemplam diferentes áreas. Além disso, o visitante poderá fazer uma verdadeira viagem pelo encantador mundo do vinho e de suas expressões”, destacou Bertolini. E para relembrar edições históricas, disse ainda que o vinho encanado jorrando pelas torneiras no centro da cidade deverá acontecer, bem como prevê a realização de desfiles de carros alegóricos, bem como a escolha das Soberanas.

A mobilização que permitiu a retomada da Fenavinho já no próximo ano, foi encampada pelo CIC. A força-tarefa protagonizada pela entidade engajou não só sua diretoria – atual e de gestões anteriores – mas também o poder público municipal, os Instituidores da Fenavinho (representantes das entidades idealizadoras da festa, 50 anos atrás), uma série de outros envolvidos – com o objetivo de viabilizar seu resgate. “Foi um longo caminho até chegarmos aqui. Tivemos aproximadamente 45 reuniões, mais de 80 horas de negociações. Agora, sob a guarda do CIC-BG, a marca Fenavinho tem a garantia de bom zelo, do cuidado, da administração responsável e equilibrada deste grande patrimônio”, diz o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi.

Em seu pronunciamento o vice-presidente da Câmara manifestou o apoio do Legislativo às propostas que estimulam o desenvolvimento municipal, enaltecendo o empenho dos envolvidos no resgate de uma festa que traz imenso orgulho para Bento Gonçalves. “Falar da Fenavinho, é se orgulhar de uma história que nos consolidou como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, é celebrar nossa cultura e nossas raízes. Projetos inspiradores como esse, só darão certo com o envolvimento de todos nós", enfatizou Virissimo.

Além dos vereadores, participaram do jantar de apresentação o prefeito Guilherme Pasin, secretários municipais, diretores e associados do CIC, imprensa e lideranças do setor vinícola.

A Fenavinho será promovida junto com a ExpoBento 2019 de 13 a 23 de junho.

Confira a galeria de fotos aqui.