Luciano Possamai é homenageado pela Câmara com a Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim

por Assessoria de Imprensa publicado 13/07/2021 13h40, última modificação 13/07/2021 13h40
Outorga da honraria ocorreu em sessão solene na noite dessa segunda-feira (12)

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, se reuniu em Sessão Solene na noite dessa segunda-feira(12), para prestar homenagem ao esportista Luciano dos Santos Possamai. O Projeto de Resolução que deu origem a homenagem, foi proposto ainda em 2020, pelo então vereador Gustavo Sperotto (DEM). Devido a pandemia, a entrega da Medalha precisou ser adiada e realizada este ano.

Apesar de nunca ter sido atleta do Tênis de Mesa, foi nesta modalidade que Possamai se destacou. Foi um convite da atleta paralímpica Rosângela Dalcin, que o fez iniciar na modalidade. Eles trabalharam juntos por 10 anos e conquistaram, entre os títulos, nove campeonatos brasileiros da modalidade. Paralelo a esse trabalho com Rosângela Dalcin, ele serviu a equipe da Seleção Brasileira da modalidade. Foi Staff da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa no Parapan do México de 2011.

Técnico da Seleção Brasileira no Mundial da China de 2014. Técnico da Seleção Brasileira no Parapan de Toronto em 2015. Além disso, foi Coordenador Técnico da Seleção Brasileira na Paraolimpíada do Rio 2016 e Técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa no Parapan do Luma de 2019.

“Falar do esporte é muito bom e Deus quis que eu estivesse como Secretário Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social, e nesse ato, representar nosso prefeito, para poder falar de uma pessoa, que é um desportista tão especial e com tanta qualidade quanto o Possamai. Essa é uma Medalha especial, de algo especial que é o esporte, para uma pessoa que cuida também de pessoas especiais. O que te deu a longevidade no esporte é a maneira com que você trata das pessoas, e vamos sim trabalhar projetos para cada vez mais difundir o esporte para crianças carentes do município. Parabéns, és merecedor” disse Eduardo Virissimo, secretário da SEDES.

Possamai também trabalhou com projetos sociais em Bento Gonçalves durante dois anos. Ele precisou se afastar em função da Paraolimpíada do Rio de Janeiro. Aos 41 anos, sonha em levar cada vez mais o esporte às crianças carentes e pretende retomar o projeto, para além de auxiliar, crianças e jovens do município, difundir o esporte, que cresce cada vez mais em nosso país.

“Antes de mais nada, quero agradecer a Deus por estar aqui e por ter feito o que já consegui fazer nesse meio do esporte e ainda temos muito o que fazer. Agradecer a minha família que são os pilares de tudo. Agradeço à Rosângela e sua mãe Vera, que fazem parte da minha vida, pois foi através da Rosângela Dalcin que acessei o meio paraolímpico e o tênis de mesa. Agradecer o ex-vereador Gustavo e a todos os vereadores que aprovaram esta homenagem, às escolas por onde passei, atletas, staffs e equipes que fizeram parte de minha trajetória. Essa homenagem eu recebo pela vivência em várias áreas esportivas e retorno a Bento Gonçalves para voltar a atuar na educação, com projeto social e com crianças carentes. Muito obrigado.” disse Luciano Possamai.

“Bento Gonçalves é única, é a terra do vinho, do moveleiro, mas também do Esporte. Temos tantos destaques em várias modalidades. Sempre que aportamos recursos para o esporte, valorizamos também nosso município e os benefícios para construção de vidas de crianças e adolescentes em situação de risco. A Medalha do Mérito Desportista Gilberto Tim é uma singela maneira de reconhecermos a contribuição de esportistas como o Luciano Possamai, para a instrução e socialização dos jovens da nossa cidade, parabéns.” Encerrou o presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto.