Maestro Alves Rossatto é homenageado pela Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 04/09/2015 10h44, última modificação 13/11/2015 16h38
Regente da Banda Municipal de Bento Gonçalves foi agraciado com a Medalha do Mérito Cultural Oscar Bertholdo

(Imprensa – 04/09/2015) – A Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou nesta quinta-feira (3) Sessão Solene para marcar a entrega da Medalha do Mérito Cultural Oscar Bertholdo ao maestro Alves Rossatto, pelos relevantes serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense e da região. A homenagem, que aconteceu no plenário da Casa, consta na Resolução nº 133/2014, proposta pelo segundo secretário da Câmara, vereador Paulo Roberto Cavalli “Paco” (PT) e subscrita por todos os parlamentares da Casa.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito, Mário Gabardo, o secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco de Souza, o secretário municipal de Governo, Enio de Paris, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Gustavo Sperotto, além de vereadores e personalidades ligadas à cultural bento-gonçalvense. Após receber a medalha das mãos do vereador “Paco”, o maestro Alves Rossatto encerrou a Sessão Solene regendo a Banda Municipal de Bento Gonçalves, mais conhecida como “A Furiosa”, que executou três músicas.

Nascido em 1937 na Linha Eulália, interior de Bento Gonçalves, Alves Rossatto iniciou sua carreia musical na década de 60 ao lado do maestro Alfredo Fritoli, seu tutor, com quem criou a banda “Santa Cecília” no distrito de Faria Lemos. Em 1966, com o falecimento de Fritoli, se torna o maestro do conjunto. Nos anos seguintes, fundaria a banda “Bentalves” no Barracão e assumiria a banda marcial do Colégio Aparecida e o conjunto “Araújo Vianna”. Em 1972, todas as bandas são unificadas na Sociedade Musical Bento Gonçalves, a banda municipal, e Rossatto se torna funcionário da prefeitura, passando a se dedicar de forma exclusiva à música.

Em 1979, trabalhou em parceria com o padre Oscar Bertholdo na composição de um arranjo para a “Canção da Fenavinho”. Já na década de 80, o maestro Alves Rossatto foi convidado para reger grandes festivais interestaduais de bandas. Anos mais tarde, em 1995, criou mais um conjunto, a banda “Marialves” de Pinto Bandeira, que esteve ativa até 2009. Em 2013, o maestro voltou a atuar à frente da banda municipal de Bento Gonçalves, renovada após encerrar suas atividades em 2005. Ele segue na regência da chamada “Furiosa” até hoje, contando mais de 50 anos de trajetória artística.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!