Mais de 200 alunos participaram do programa “Visite a Câmara” no segundo semestre de 2023

por Assessoria de Imprensa publicado 19/12/2023 10h30, última modificação 20/12/2023 09h33
Programa Institucional proporciona aos alunos o conhecimento do funcionamento e atribuições do Poder Legislativo de Bento Gonçalves

Há mais de 10 anos, e regulamentado pela Resolução nº 217/2017, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, realiza o programa institucional “Visite a Câmara” para alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, conhecerem o ambiente legislativo, suas funções e, também entender o papel do vereador na comunidade.

Em 2023, as visitas iniciaram no segundo semestre. Os agendamentos são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Direção de Escolas interessadas, que estejam trabalhando em sala de aula a constituição dos Três Poderes.

As escolas interessadas, fazem contato direto com o departamento de Comunicação Social, responsável por organizar a visitação e pontuar os assuntos. Durante a visita, os alunos são recepcionados no Plenário Fernando Ferrari, onde aprendem sobre a função do Legislativo Municipal, papel dos vereadores, e como é a tramitação de um projeto até se tornar lei. E, ao final, vivenciam uma experiência de votação simulada de maneira lúdica, a fim de estimular neles a percepção da responsabilidade de decidir pelo bem da comunidade.

Para 2024, a Câmara Municipal por meio do departamento de Comunicação Social, seguirá atendendo às escolas e já conta com uma Cartilha atualizada como material de apoio para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula.