Medalha Mérito Cultural "Oscar Bertholdo" será concedida ao músico Rodrigo Soltton nesta quarta-feira 25

por Assessoria de Imprensa publicado 23/05/2022 09h15, última modificação 23/05/2022 09h20
Solenidade está marcada para iniciar às 19h na Fundação Casa das Artes

Idealizada pelo vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) e aprovada pelos demais vereadores, na próxima quarta-feira (25), na Fundação Casa das Artes, a Câmara se reunirá em Sessão Solene para prestar homenagens ao músico Rodrigo Soltton, com a concessão da Medalha Mérito Cultural Oscar Bertholdo.

"Rodrigo Soltton é um artista singular, com sua voz única e vibrante ao som de piano, encanta multidões e traz em sua trajetória um vasto currículo de contribuição para a cultura e divulgação do nome de Bento Gonçalves pelo país a fora" enaltece Pasqualotto.

A solenidade inicia às 19h e será transmitida pelas redes sociais da TV Câmara Bento, no Youtube e Facebook.

Histórico Rodrigo Soltton

Rodrigo Salton Schneider, nasceu em Novo Hamburgo - RS, em 25/06/1979, desde criança demonstrava sua tendência pela música. Seu primeiro instrumento musical foi um cavaquinho presenteado por seu avô Walter (in memorian).

1987, aos oito anos iniciou aulas de violão na escola de música Musisinos de NH. 1990, com onze anos, entra para o Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo (Canarinhos), levado pela mãe; neste conservatório permaneceu por oito anos estudando como instrumento principal o Piano e como complemento, flauta, violino, cello, teoria musical, história da música, harmonia funcional, contraponto, composição, regência, canto coral, música de câmara, teclado e técnica vocal. Participou durante esse tempo do Coral Show Canarinhos onde atuou como solista; tecladista e apresentador e também do Coral Canarinhos onde foi soprano, contralto e tenor.

1996, ingressa para a banda show de Délcio Tavares, atuando como tecladista. 1997, assume o Piano do Swan Tower Hotel de Novo Hamburgo. 1999, se muda para Bento Gonçalves a convite de Ines Rizzardo, Cantora da Música Italiana com quem atuou como tecladista e produtor musical.

2001, assume o Piano do Dall'onder Grande Hotel em Bento Gonçalves. 2003, estende sua música para Dall'Onder Vittória Hotel e Hotel Vinocap. 2004, simultaneamente à rede de Hotéis, começa a tocar para o Restaurante Don Ziero da Vinícola Cordelier. 2006, lança seu primeiro Cd, gravado inteiramente em São Paulo, o Álbum intitulado "Até Amanhã", possui 14 faixas inéditas de composição do próprio artista. 2007, compõem a trilha sonora e sonoplastia do grande espetáculo cênico "A HISTÓRIA CULTURAL DO VINHO" realizado pela Fenavinho Brasil 2007. Neste ano compõem a trilha sonora para o show de fogos "HOPI NIGHTS" do parque Hopi Hari em São Paulo. Expande a rede de pianos para o Restaurante Giuseppe Galeto e Grelhados em Caxias do Sul. Participa do espetáculo "NATAL NO MORRO" em Arvorezinha — RS, cantando para mais de 10 mil pessoas. Faz a locução do show de fogos na virada de 2007 — 2008 para a prefeitura municipal de Florianópolis.

2008, escolhido como Diretor Musical do Espetáculo Ópera do Vinho, da Fenavinho Brasil 2009. Compõem a trilha sonora para mais um grande show de fogos do Parque Hopi Hari — SP. Inicia a gravação de mais três CDs. Produziu neste ano também a trilha para mais uma grande virada de ano em Florianópolis 2008-2009. Importante mudança no nome artístico, para obter uma marca própria e única, faz um estudo numerológico e adota o nome artístico de "RODRIGO SOLTTON". 2009, compõem a Ópera do Vinho, com 300 figurantes, grava todos os instrumentos com sampler's de última geração, grade completa de Orquestra Sinfônica, Banda e Coral e faz toda a sonoplastia e efeitos de Áudio Surround... Lança durante a Fenavinho Brasil 2009 os álbuns "Alegria e Emoção." LADO A e LADO B, dois CDs instrumentais ao piano, com repertório internacional. Pelo terceiro ano consecutivo compõem a trilha sonora do grande show HOPI NIGHTS, show de fogos de artifício sincronizados com a música, realizado durante 20 dias no parque HOPI HARI em SP. Já levou sua música para os Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Rondônia.

Foto reprodução Facebook