Nota de pesar pelo falecimento de Francisco Pértile

por Assessoria de Imprensa publicado 21/11/2017 09h35, última modificação 21/11/2017 09h37
Ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira morre aos 96 anos

É com pesar que a Câmara Municipal de Bento Gonçalves por meio de seu presidente, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), recebe a notícia da morte do senhor Francisco Pértile, aos 96 anos, no Hospital Tacchini.

Nascido em 4 de dezembro de 1920, Pértile, iniciou no Serviço Militar em 4 de fevereiro de 1942 e serviu no 5° Regimento de Cavalaria, em Quaraí. Convocado para a Segunda Guerra Mundial, foi transferido para o 11º Regimento de Infantaria, em São João Del Rei, Minas Gerais. Após um período de treinamento, Pértile embarcou para a Europa, participando em diversas batalhas, entre elas, a tomada de Monte Castelo.

O ex-pracinha, era o único soldado vivo em Bento Gonçalves, e um dos poucos ainda vivos no Rio Grande do Sul. “É um momento de consternação, mas também de reverenciar a bela história, e legado deixado pelo senhor Francisco Pértile, que hoje nos deixa aos 96 anos. Pértile deixa uma história de bravura, de coragem e determinação pela nossa Pátria e também pela nossa Bento Gonçalves, a ele devemos render diversas homenagens”, declarou Scussel.

Em 2014, ano em que se completava os 70 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o ex-combatente da FEB, foi homenageado pela Câmara com outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento, em virtude de sua dedicação e atos de bravura em defesa de nossa Pátria durante a Segunda Guerra Mundial. A homenagem lotou o plenário Fernando Ferrari.

Na oportunidade a TV Câmara Bento produziu um breve resgate histórico, em que Pértile relatou com lucidez momentos e desafios vividos na época. Confira o vídeo na íntegra aqui.

O velório ocorre na Capela Mortuária de São Valentim e o sepultamento será às 18h no cemitério de São Valentim.