Nota de pesar pelo falecimento do artista plástico Anastácio Dietrich Orlikowski

por Assessoria de Imprensa publicado 22/01/2017 20h25, última modificação 22/01/2017 20h41
Aos 92 anos morre artista e ex-professor da Fundação Casa das Artes

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, por meio de seu presidente vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), recebe a notícia da morte do artista plástico Anastácio Dietrich Orlikowski – conhecido no meio artístico como o “Mestre da Aquarela”- aos 92 anos, ocorrido na tarde deste domingo (22) no Hospital Tacchini.

“A cultura perde muito com o falecimento de Orlikowski, um profissional que tinha um conhecimento muito forte e amplo da arte e que contribuiu muito com seus conhecimentos, desenvolvendo trabalhos de valorização da cultura e disseminando a arte entre os bentogonçalvenses”, lamenta o presidente do Legislativo.

Orlikowski estava com sua saúde debilitada. No ano passado, suas obras foram comercializadas para que a renda fosse revertida aos cuidados de sua saúde.

Ele era natural de Porto Alegre, mas residia em Bento Gonçalves desde 1978, quando começou a desenvolver inúmeras obras para pessoas, empresas e entidades do município. Com o passar do tempo veio a se tornar professor de desenho e aquarela na Fundação Casa das Artes.

Anastácio Dietrich Orlikowski, será lembrado como uma figura marcante na história da arte mundialmente. Um ser humano simples, que trazia em sua bagagem a riqueza de dominar todas as técnicas ao longo de sua carreira e suas obras fazerem parte de coleções no Brasil e no exterior.

Orlikowski formou-se em Artes Plásticas pela UFRGS em 1946, especializou-se em modelagem, desenho da figura humana do natural, gravuras, desenho, pintura, entalhe e escultura.

O velório ocorre na sala B das Capelas São José e o corpo será cremado às 15h desta segunda-feira, 23, em Caxias do Sul.

Crédito foto: Lélia Valduga/Divulgação