Novas datas comemorativas em Bento Gonçalves voltam à pauta da Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 01/10/2015 15h47, última modificação 13/11/2015 16h39
Criação do “Mês da Cultura Evangélica” e do “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual” já foi aprovada em primeiro turno

(Imprensa – 1º/10/2015) – Dois projetos de lei e um de resolução estão na pauta de votação da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves desta segunda-feira (5), que começa excepcionalmente mais cedo, às 16h, por força de uma palestra que será proferida pelo presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Valdecir Rubbo (PDT), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) no mesmo dia, a partir das 19h30. Todas as matérias são de autoria parlamentar.

Em primeiro lugar, os vereadores devem votar em segundo e terceiro turnos dois projetos que têm por meta alterar o anexo da Lei Municipal nº 5.381/2011, o qual dispõe sobre o calendário oficial de datas comemorativas do município de Bento Gonçalves. Ambos foram aprovados em primeira votação na sessão do dia 28 de setembro. O primeiro deles, o PLO nº 131/2015, protocolado pelo vereador Marcos Barbosa (PRB), quer instituir o mês de setembro como o “Mês da Cultura Evangélica”. De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa permitiria aos cerca de 12 mil membros da comunidade evangélica de Bento Gonçalves terem um mês para se organizar e difundir seus valores no município. Por sua vez, o PLO nº 134/2015, de autoria da vereadora Neilene Lunelli (PT), objetiva transformar o dia 13 de dezembro no “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual”. Segundo a justificativa da matéria, a inclusão da data (que é, desde 1961, o Dia Nacional do Deficiente Visual) no calendário oficial do município serviria para a “reflexão e a realização de ações em favor desta camada social”.

Na sequência, deve ser apreciado o Projeto de Resolução nº 29/2015, de autoria da líder da bancada do PPS na Câmara, vereadora Marlen Pelicioli, e subscrita por outros 15 parlamentares da Casa. A proposta, que deve ser votada em turno único, pretende conceder Portaria de Louvor e Agradecimento às integrantes do projeto Borboletas, “pela força de vontade em vencer o câncer com muita fé e luta, tornando-se exemplo de superação e determinação a todos”.

A pauta da Ordem do Dia pode sofrer modificações até o início da sessão, conforme estabelece o artigo 58 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves.

A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara e pelo Youtube.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!