Empresa fala sobre o Plano de Mobilidade Urbana na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 04/08/2015 15h34, última modificação 13/11/2015 16h45
Geisa Zanini Rorato, da Plural Consultoria em Planejamento Territorial, explicou o andamento do projeto aos vereadores

(Imprensa – 04/08/2015) – A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves desta segunda-feira (3) contou com a presença de representantes da empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial. A convite do vereador Professor Clemente (PDT), feito por meio de requerimento, a arquiteta e urbanista Geisa Zanini Rorato ocupou o plenário para fazer uma breve apresentação sobre o Plano de Diretrizes e Propostas na Área de Mobilidade Urbana para o município, o qual vem sendo elaborado pela empresa desde 2014.

A profissional pontuou alguns aspectos importantes do plano, que deve se tornar um projeto de lei municipal ao fim dos trabalhos. Todos são baseados nas diretrizes apontadas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012), tais como: a priorização do transporte urbano coletivo por meio de ônibus e veículos sobre trilhos; a construção de uma via perimetral no entorno da cidade, com o objetivo de desviar o tráfego de veículos mais pesados do espaço urbano; a instalação, onde permitido pela topografia, de um sistema cicloviário em Bento Gonçalves; e a implementação de terminais intermodais no município, que integrem os diferentes meios de transporte terrestre (carro, ônibus, bicicleta, veículo sobre trilhos, etc.).

A representante da Plural destacou ainda o diálogo que está sendo feito entre a empresa e a equipe responsável pela elaboração do novo Plano Diretor do município, com o objetivo de harmonizar as metas que estão sendo estabelecidas em ambos os planejamentos.

Siga a Câmara Municipal de Bento Gonçalves no Facebook, no Twitter e no Youtube!