Secretário de Turismo apresenta dados da pasta em 2014

por Assessoria de Imprensa publicado 07/04/2015 17h00, última modificação 13/11/2015 16h46
Município recebeu mais de 1 milhão de turistas no último ano

(Imprensa – 07/04/2015) A convite do Vereador Professor Clemente (PDT), o secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante, forneceu aos vereadores uma apresentação do panorama geral das atividades e projetos desenvolvidos pela pasta.

Na oportunidade, o secretário ressaltou os números conquistados em 2014. Segundo levantamento da pasta de Turismo, Bento Gonçalves recebeu 1,013 milhão de visitantes e sediou 1.326 eventos no último ano. Além disso, 11 produções visuais utilizaram o município como locação para suas filmagens.

Durante comemorou ainda o fato de Bento Gonçalves ser, desde 2007, um dos 65 polos indutores de turismo no Brasil. “Somos um dos três principais destinos para realização de congressos e feiras no Estado. Temos seis segmentações turísticas bem desenvolvidas: enoturismo, turismo cultural, turismo rural, negócios e eventos, turismo aventura e turismo esportivo”, descreveu.

Ainda conforme o secretário, atualmente Bento Gonçalves tem nove grandes projetos em andamento. Entre eles estão a reforma do Aeródromo, a construção da Casa do Artesão, as obras de reforma no Estádio Montanha dos Vinhedos e a Rua Coberta.

Índice de Desenvolvimento

Por fim, Durante mostrou os dados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, elaborado pelo Sebrae, Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo, que mostra através de um estudo quais os pontos fortes e fracos do município em relação ao restante do país. No último ano, Bento Gonçalves ganhou o prêmio de Marketing por ser o município com maior evolução no tópico em todo Brasil e ainda ficou entre os 10 primeiros em outros quatro tópicos (cooperação regional, economia local, aspectos sociais e infraestrutura geral).

Contudo, o secretário ressalta que ainda é necessário crescer em alguns tópicos, como o Monitoramento. “Precisamos fazer um dever de casa. Estamos abaixo da média do Brasil. Isso envolve a questão de saneamento. Temos alguns projetos para melhorar este índice e vamos precisar da ajuda de todos”, finaliza.