Vereadores debatem Policiamento Comunitário

por Assessoria de Imprensa publicado 31/01/2013 10h04, última modificação 13/11/2015 16h49
Presidente da Câmara marcou reunião com Coronel Marobin

(Comunicação Social – 30/01/2012) - Um grupo de Vereadores se reuniu na tarde de quarta-feira, 30, com o Coronel da Brigada Militar Júlio César Marobin, Coordenador de Polícia Comunitária do Rio Grande do Sul, para tratar da instalação dos núcleos de policiamento comunitário em Bento Gonçalves. A reunião foi convocada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Valdecir Rubbo (PDT), motivada principalmente pelos questionamentos da comunidade sobre a volta do policiamento comunitário.

Na reunião, o Coronel Marobin informou que os equipamentos, como viaturas novas e coletes a prova de bala já foram adquiridos pelo Governo Estadual para equipar seis núcleos de policiamento comunitário da Brigada Militar e um núcleo da Polícia Civil. “O investimento foi de R$ 400 mil. O núcleo da Polícia Civil será um projeto piloto em todo o Rio Grande do Sul”, declarou Marobin. A contrapartida do município seria de R$ 600 mensais para cada um dos 18 policiais que participariam do projeto. “Estamos preparando um convênio de três anos”, complementou o oficial.

Durante a reunião, o coronel também foi questionado sobre o efetivo da policia militar em Bento. “O governador autorizou a contratação de mais 1,5 mil policiais e a chance de Bento sediar um novo curso é grande”, afirmou Marobin.

O Projeto de Lei que autoriza o município a firmar convênio com o Governo Estadual para a implantação do policiamento comunitário foi aprovado pelo Poder Legislativo em agosto de 2012. “Tivemos recentemente um assalto a um estabelecimento comercial no bairro São Roque. Acredito que o policiamento comunitário é uma forma de manter os policiais no município. Precisamos de uma polícia estruturada e presente na comunidade, possibilidade dada por esse convênio. O policiamento comunitário já mostrou ser eficaz no passado e a nossa população clama por segurança”, destacou Rubbo.