Presidente da Câmara palestra no CIC/BG

por Assessoria de Imprensa publicado 05/09/2017 10h41, última modificação 05/09/2017 10h41
Desafios e Cenário do Legislativo Municipal foi o tema ministrado pelo vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), na segunda-feira (4)

O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), ministrou a palestra “Desafios e Cenário do Legislativo Municipal” nesta segunda-feira (4). O evento ocorreu em um almoço promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG). O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre empresários e lideranças locais, na sede da entidade.

Em sua explanação, o presidente do Poder Legislativo municipal, abordou as ações utilizadas para conduzir os trabalhos na Casa, destacando a redução de gastos em diversas esferas, com o objetivo de racionalizar os custos. Ele informou as medidas adotadas, como a diminuição do uso de viaturas; a suspensão de diárias; o turno único; a limitação de homenagens por vereador; o término da locação do anexo administrativo; gastos com material de expediente e equipamentos; corte de todas as funções gratificadas e a suspensão de abono pecuniário.

Com essas ações tomadas pela Mesa Diretora da Casa, a redução de despesas foi de R$449.082,77. Esse valor estava previsto para ser economizado durante todo o ano de 2017, no entanto o Legislativo alcançou a meta já no primeiro semestre.

Scussel ainda ressaltou que mesmo com a redução de R$1 milhão do orçamento destinado à Casa para 2017, a instituição tem conseguido cumprir com todas suas obrigações financeiras e atingir o objetivo de gerar economia. “A redução de despesas não prejudica o funcionamento da Casa, estamos fazendo mais, com menos, tanto é que já promovemos 14 audiências públicas desde o início do ano”, explicou.

Outro dado apresentado no encontro foi o repasse de R$ 800 mil proveniente das dotações orçamentárias da Câmara ao Poder Executivo municipal.

Com uma gestão baseada na modernização e valorização dos servidores, o presidente também falou de algumas ações adotadas para melhorar o funcionamento da Casa, como a capacitação dos servidores, pesquisa interna de satisfação, digitalização de documentos da Câmara desde 1947, o protocolo eletrônico e práticas administrativas visando a economia de energia elétrica e água. Além de iniciativas como a criação da galeria das vereadoras, os programas educacionais Vereador Mirim e Visite a Câmara envolvendo as escolas do município, bem como o cronograma de visitas das entidades, com o intuito de ouvir a Sociedade Civil Organizada, promovendo a participação da população.

Ao finalizar a palestra, Scussel ressaltou que a transparência com os dados, como remuneração, número de servidores e pagamentos é tratado com responsabilidade, sendo todos publicados no site da Casa. Essas declarações fizeram com que o Legislativo Municipal recebesse do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, o título de segunda Câmara mais transparente do estado.

O presidente ainda complementou ao final de sua explanação, o quanto é necessária a participação da população nas ações dos poderes constituídos. “O atual modelo de Estado, provedor de todas as áreas, está com os dias contados. O atual cenário político-econômico brasileiro, provocou transformações que somente serão superadas por meio da participação da população”, destacou.

Estiveram presentes na oportunidade, o prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido Bertuol, o presidente do CIC/BG Laudir Piccoli, os vereadores Elvio de Lima (PMDB), Gilmar Pessutto (PSDB), Gustavo Sperotto (DEM), Jocelito Leonardo Tonietto (PDT), bem como secretários municipais.

Acesse a galeria de fotos aqui