Secretário de Mobilidade Urbana esclarece dúvidas dos vereadores sobre proposta de concessão de subsídio tarifário ao Transporte Público

por Assessoria de Imprensa publicado 16/08/2023 15h20, última modificação 16/08/2023 15h20
Proposta de autoria do Poder Executivo, é analisada pelas Comissões Técnicas Permanentes

Os vereadores debatem e analisam o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que pede autorização do Poder Legislativo para que o município use recursos públicos para subsidiar o aumento da passagem. O cálculo aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito é que a passagem suba de R$ 5 para R$ 6, mas sem onerar o usuário. A proposta do Executivo que visa subsidiar parte do valor da passagem, semelhante ao que foi realizado no ano de 2022, foi protocolado em regime de urgência na última semana e tramita pelas comissões do Legislativo antes de ir à votação em plenário.

Por deliberação em plenário, a pedido do vereador Agostinho Petroli (MDB), que também preside a Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana, solicitou que o Secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, participasse da reunião de comissões para tirar dúvidas sobre a matéria.

Nuncio, esteve na Câmara nesta terça-feira (15), e durante a reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, apresentou a proposta e na oportunidade, esclareceu dúvidas, bem como ouviu demandas trazidas pelos representantes da população.

Para subsidiar parte do valor da tarifa do transporte coletivo, a prefeitura de Bento Gonçalves investirá R$ 2,2 milhões. Ainda conforme o PL, o objetivo é custear a diferença de R$ 1 entre os dois valores, ou seja, mantendo o atual valor da passagem para os passageiros, mas sem deixar de repassar o aumento para as empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade. O benefício será estendido para todos os usuários, seja com cartão vale-transporte, chamado de cartão Vino, ou dinheiro.

A expectativa, conforme o secretário é manter a tarifa sem aumento ao usuário pelo menos até o fim deste ano. Ele explicou que o repasse de recursos se deve ao aumento no custo de operação de serviço, incluindo combustível e repasse dos vencimentos para os profissionais que trabalham nas empresas responsáveis pelo transporte público em Bento Gonçalves.

Além da preocupação em não impactar financeiramente os usuários, os vereadores também estão focados na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte público. Dentre as questões levantadas pelos vereadores, destaca-se a reinstauração das rotas itinerárias antigas, as quais, segundo eles, integravam os trajetos antes da declaração da pandemia em 2020, e que atualmente receberam críticas.

Após a emissão dos pareceres pelas Comissões, o projeto seguirá para a Mesa do Presidente, que o incluirá na pauta de votação em plenário.

Ouça na íntegra a reunião com o Secretário de Mobilidade Urbana e interrogações dos parlamentares aqui.