Sessão solene marca concessão de portaria a Rami Sfredo

por Assessoria de Imprensa publicado 13/12/2019 10h55, última modificação 13/12/2019 11h00
Piloto bento-gonçalvense ganhou título nacional e foi destaque no Rally dos Sertões

Na noite de quinta-feira (12), o atleta bento-gonçalvense Ramielc Sfredo recebeu em sessão solene na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves a Portaria de Louvor e Agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A proposição do prêmio foi do vereador Moisés Scussel (PSDB) que em sua fala na tribuna destacou a trajetória de Rami desde suas provas na infância, até o Rally dos Sertões e ao prêmio de campeão brasileiro conquistado no último final de semana. “Sem dúvidas projetou o nome de nossa cidade através do esporte, garra e determinação, completando o Rally dos Sertões, fazendo um percurso de 5 mil quilômetros conduzindo uma moto com o braço quebrado”, destacou.
O secretário municipal de Esportes e Assistência Social, Eduardo Viríssimo, que no ato representou o prefeito Guilherme Pasin, destacou a importância de se representar a cidade, o Estado e o País em competições dos mais diversos níveis. “Quando estamos competindo, levamos conosco Bento Gonçalves e toda sua cultura, sociedade. E o mesmo acontece em competições nacionais, que também levamos o Estado e nas internacionais, em que somos o Brasil. Não há palavras para descrever isso. Apenas nos resta parabenizar Rami e desejar que sua carreira siga por muitos anos e siga vitoriosa”, comentou.
O homenageado, emocionado, agradeceu aos parlamentares pela portaria e contou sobre os momentos de dificuldades, de incertezas e de triunfo durante o Rally dos Sertões de 2019. “Eu caí da moto no primeiro dia de prova e quebrei o braço. Mesmo como dor, segui. Segui até o final e ainda recebi o prêmio de herói da prova neste ano. Essa honraria desta noite coroa tudo isso. Estou muito feliz”, disse na tribuna.
Filho de Cleimar Luis Sfredo e Solange Sfredo, Rami, como é conhecido, desde os 13 anos sempre teve fascinação por motocicletas, coisa que fazia seu coração bater mais forte e sua pele arrepiar. Gostava de andar curtindo o meio-ambiente, o vento no rosto e a liberdade na alma. Com esta vocação e com o passar do tempo, o resultado só poderia ser um: o de tornar-se referência no esporte que praticava e ser destaque em todas as modalidades do referido esporte, como de fato aconteceu.
Este bento-gonçalvense de 30 anos, foi várias vezes Campeão estadual de Enduro - sempre andando nas categorias principais; vice- campeão Sul Brasileiro de Enduro de Regularidade; no ano de 2019 o motociclista foi campeão da 27° edição do Rally dos Sertões na categoria Marathon e 6° lugar geral entre as motos; e atualmente é líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross C outry. A 27° edição do Rally dos Sertões é a segunda maior competição do esporte no mundo e neste ano contou com mais de 302 competidores. A largada ocorreu na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul no dia 24 de agosto e encerrou em Aquiraz, Ceará.
Rami Sfredo completou os 4.744 quilômetros da prova em 37 horas, 13 minutos e 25 segundos. Teve diversos obstáculos ao longo da prova que engrandeceram ainda mais a conquista. No primeiro dia, o piloto teve uma queda nos primeiros 30 km, fraturando o rádio do pulso esquerdo. Apesar disso, Sfredo continuou a prova, se mantendo entre as primeiras colocações, sobretudo nas últimas etapas.
Neste ano, ainda foi Campeão Brasileiro de Rally Cross Country 2019, categoria Marathon.