Sindilojas é homenageado nesta segunda em sessão solene

por Assessoria de Imprensa publicado 22/11/2020 15h45, última modificação 22/11/2020 15h45
Sessão ocorre às 19h

Acontece nesta segunda-feira (23) uma sessão solene em homenagem ao Sindilojas de Bento Gonçalves. Na ocasião será entregue uma portaria de louvor e agradecimento à entidade alusivos aos 45 anos de sua criação.

O projeto de resolução que deu origem a esta homenagem é de autoria do vereador Volnei Christofoli (Progressistas).

História da entidade

Tudo começou em encontros ocasionais entre amigos, no início do ano de 1975, num diálogo informal entre três empresários do comércio de nossa cidade, Sr. Nestor Ângelo Arioli, Sr. Ulisses De Gasperi e o Sr. Hilário Caetano Pozza, Gerente da empresa Irmãos Pozza Ltda. Como constante desenvolvimento de nosso município e não mais desejando depender das determinações da Convenção Coletiva de Trabalho de Caxias do Sul, concluíram que Bento Gonçalves poderia ser independente e, consultando os principais líderes do comércio da época, resolveram criara ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BENTO GONÇALVES, com fins classistas No dia 24 de junho de 1975, trinta empresários mais destacados da época, que se fizeram presentes à convocação pela imprensa, por aclamação, designaram o Sr. Nestor Ângelo Arioli para presidir a Assembleia, da qual resultou a criação da referida Associação. Lideraram aquele movimento os Srs. Nestor Ângelo Arioli, Ulisses De Gasperi , Hilário Caetano Pozza, Jayme Pooli, Plínio Mejolaro, Beder Koff, João Baptista Fianco, Livio D'Arrigo, Julio Gehlen, lbanor Milan, Gentil Theopilo Pompermayer e Orlando Tolotti. Em 12de setembro de 1976, o Ministro de Estado do Trabalho, Sr. Arnaldo Prieto, atendendo a solicitação da Associação, assinou CARTA reconhecendo seu estatuto e transformando-o sob a denominação de SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BENTO GONÇALVES, SINDILOJAS, com sede em Bento Gonçalves-RS, de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho. Com o principal objetivo alcançado, aqueles lideres estimularam a criação do Sindicato dos Empregados do Comércio-SEC-BG, objetivando evitar o deslocamento dos empresários para Caxias do Sul, a cada rescisão de contrato de trabalho.

A missão do SINDILOJAS é representar e fortalecer o desenvolvimento empresarial, fomentando o crescimento sustentado da sociedade, envidando esforços para manter as informações pertinentes atualizadas à categoria, tendo como foco as alterações legais de mercado e as inovações para o segmento. Sua visão é liderara comunidade empresarial representada com reconhecida influência no desenvolvimento da região. Seu desafio é ser reconhecido pela comunidade empresarial do segmento, fomentando o desenvolvimento local e de sua Base Territorial, promovendo a representatividade e defesa dos interesses do setor. O SINDILOJAS tem como objetivo principal negociar anualmente a Convenção Coletiva de Trabalho com o com o Sindicato dos Empregados para a sua Base Territorial nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, São Pedro da Serra, Barão, São Valentim do Sul e Pinto Bandeira. É vinculado à FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO, BENS E SERVIÇOS — FECOMÉRCIO-RS, da qual seu atual presidente, Sr. Daniel Amadio, compõe sua Diretoria, como Vice-Presidente e a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO-CNC. Possui um departamento jovem, o SINDILOJAS JOVEM, cuja finalidade é preparar filhos de empresários para, um dia, participarem do comando da entidade mãe, o qual realiza anualmente o evento TROFÉU EMPREENDEDOR SINDILOJAS JOVEM, denominado Estrelas do Empreendedorismo, destacando empresários de toda sua Base Territorial. Muitas foram as atividades empreendidas nesta longa caminhada de 45 anos, destacando a mais recente, a organização e realização do 369Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, realizado nos dias 20 a 22 de maio de 2020, do qual participaram a Diretoria Nacional da CNC, presidentes da maioria das Federações e mais de 1000 empresários de todos os Estados Brasileiros. Por tais contribuições, ao longo dos 45 anos de sua trajetória, através das muitas ações de todas suas diretorias, presididas pelos eficientes presidentes aqui citados, vemos uma oportunidade de rememorar toda a dedicação, trabalho e conquistas que foram e continuam sendo tão importantes para nossa comunidade.